EN | ES

Está aberto o período de indicações para a Ordem do Mérito Cultural 2014, do MinC

Publicado em: 16/05/2014 |

O Ministério da Cultura (MinC) abriu, até 30 de junho, o período de indicações para a 20ª edição da OMC, a edição 2014 da Ordem do Mérito Cultural, que homenageia personalidades da cultura brasileira. 

 

Todos podem participar indicando pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições, com relevantes contribuições à cultura brasileira, por meio do site do MinC. Os nomes sugeridos serão analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito.

 

Para participar, interessados podem preencher um formulário online ou enviar documento (que pode ser baixado no site) por e-mail ([email protected]) ou pelo correio (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar; CEP 70068-900; Brasília – Distrito Federal). Para ter mais informações e participar, acesse o site do MinC.

 

Sobre a OMC

A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura a personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. A Ordem é composta por três classes: Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro. O Presidente da República será o Grão-Mestre da Ordem e a Ministra de Estado da Cultura, a Chanceler.

 

A homenagem foi criada pela Lei nº 8.313, de 1991, e regulamentada, em 1995, pelo Governo Federal, por meio do decreto 1.711. A OMC é celebrada anualmente no dia 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura.

 

A Ordem do Mérito Cultural é formada por um Conselho composto pela Ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de Chanceler, e pelos Ministros de Estado da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Relações Exteriores, e ainda por uma Comissão Técnica, nomeada pela Ministra de Estado da Cultura.

 

Desde sua criação, em 1995, mais de 500 personalidades foram agraciadas nas três classes, e mais de 60 instituições receberam a medalha sem grau das classes, por suas contribuições ao desenvolvimento da Cultura no país. Alguns dos nomes que já foram homenageados são: Milton Nascimento, Lygia Fagundes Telles, Athos Bulcão, Celso Furtado, Lúcio Costa, Ariano Suassuna, Cesária Évora, Zuzu Angel, Vinicius de Moraes, Nelson Rodrigues, Academia Brasileira de Letras, Clarice Lispector, Antônio Fagundes, entre outros.