Espetáculos de Angola, Cabo Verde e Moçambique encerram o XIII Circuito de Teatro em Português

Publicado em: 03/03/2023 |

Espetáculo “Pedro e o Capitão”, de Angola | Foto: Divulgação

A nova edição do XIII Circuito de Teatro em Português – festival internacional de países lusófonos, iniciada em novembro de 2022, finaliza sua última etapa entre os dias 3 e 11 de março. A programação é gratuita, com retirada de ingressos 1h antes de cada sessão.

Confira a programação do 2º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023

O espetáculo “Saudade”, de Cabo Verde, é um monólogo dramatizado a partir de poemas em língua portuguesa que têm a ver com o tema da saudade, sendo o mar a metáfora que inspira ou conecta os sentimentos e memórias. As apresentações ocorrem no Centro Cultural Vila Formosa (3/3, às 20h) e no Centro Cultural Olido (4/3, às 18h).

Espetáculo “Mar Me Quer”, de Moçambique | Foto: Divulgação

Já “Mar Me Quer”, de Moçambique, no Centro Cultural da Penha (8/3, às 20h) e Centro Cultural Olido (10/3, às19h), é inspirado em texto original, do escritor Mia Couto, uma história de amor e conquista à beira-mar cheia de segredos e confissões.

Espetáculo “Saudade”, de Cabo Verde, da Cia Fladu Fla | Foto: Divulgação

Por fim, “Pedro e o Capitão”, de Angola, encena um diálogo entre um torturador e um torturado, com reflexões de ordem social e psicológica, com sessões no Teatro Flávio Império (9/3, às 19h) e no Centro Cultural Olido (11/3, às 18h).

Zé Pedro Pereira | Foto: Divulgação

A programação inclui ainda a oficina Dramaturgia Portuguesa Contemporânea: o “Eu”, o “Outro” e o “Nós” (7 e 8/3, às 19h), com Zé Pedro Pereira, da Cia. Teatro Art’Imagem, de Portugal. As inscrições ocorrem pelo link.

Esta edição do Circuito é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Associação de Cultura e Cidadania Contadores de Mentira, com direção artística de Creuza Borges.

Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles publicam artigos em inglês sobre a SP Escola de Teatro no prestigiado The Theatre Times

A SP Escola de Teatro já teve ações de parcerias com todos os países citados: estudantes e formadores que fizeram intercâmbio em Cabo Verde; uma intercambista de Moçambique que cursou o Curso Técnico; pesquisadores de Angola que participaram de seminários na Escola; além de diversos projetos de cooperação com a Escola Superior Artística do Porto, em Portugal.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais