Espetáculo musical Les Girls, uma Diva Perto de Você, com Paulette Pink, Renata Peron e Leandra Gitana, estreia dia 16 na sede Roosevelt

Publicado em: 23/05/2022 |

Leandra Gitana, Paulette Pink e Renata Peron. Fotos de divulgação – Crédito: Estúdio DUOO

Nos dias 16,17 e 18 de junho (quinta a sábado), a SP Escola de Teatro recebe a residência Les Girls, Uma Diva Perto de Você, protagonizado por 3 atrizes trans: Paulette Pink, Renata Peron e Leandra Gitana.

Seguindo o conceito do biodrama, Les Girls ganha forma a partir do relato pessoal de vida das artistas, em contato com as músicas cantadas por suas musas inspiradoras, as eternas divas pop e clássicas. Em cena, o trio fala sobre militância, dor, poesia, saudade, conquistas, dilemas internos, medos e esperança questionando o papel indireto que o conceito de diva ganha na rotina de vida e escolhas pessoais.

“A arte do transformismo, da dublagem, da imitação, de shows de boates e cabarés são vistos como patrimônio cultural do universo gay e trans, mas nunca valorizado a contento. É uma expressão artística que permanece à margem do que se entende por ‘arte’, mas com uma relevância insubstituível para se compreender o que perfaz uma arte LGBTQIA+”, analisam os diretores do espetáculo, Rodolfo Lima e Gabrielle Araújo.

Herácliton Caleb, artista egresso da SP, dirige monólogo em cartaz no SESC 24 de Maio sobre os ataque à cultura

Eles contam que a cenografia do espetáculo remete a um camarim, onde o público poderá acompanhar as três artistas se maquiando, arrumando cabelo e trocando figurinos. Intercalados com shows solos e juntas, os depoimentos e histórias são uma dramatização de suas próprias vidas. Há 18 cenas no espetáculo e as canções apresentadas são hits eternos de estrelas como Cher, Clara Nune, Edith Piaf, Madonna, Lady Gaga e Anitta.

Lucas Moura, artista egresso da SP, lança podcast original Spotify com historias para crianças negras. Lázaro Ramos é o 1º convidado

“Artistas trans sempre ocuparam de maneira informal cargos importantes na construção desse imaginário, sem que pudesse colher os louros por tais feitos. Propiciar que no país que mais mata a população trans no mundo ganhe um edital público e ter o reconhecimento dos seus pares é uma forma de dizer não a transfobia e sim ao talento trans”, explicam os diretores sobre o propósito do espetáculo, que ganhou o ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo Nº 30/2021 Cidadania/Cultura LGBTQIA+

Confira a minibiografia das artistas:

Paulette Pink
Atriz, artista plástica, maquiadora, visagista e figurinista, Paulette é formada em Educação Artística/Artes Plásticas pela UNESP. Já fez diversos cursos relacionado ao universo das artes do corpo, além de um período na Escola de Circo de Picadeiro. Participou de novelas e do filme Meu Nome é Bagdá e do curta-metragem The Killer Clubber. Além de estampar Cartazes de Borracharia para General Motors, foi jurada dos programas de auditório Programa do Gugu, Silvio Santos e Domingão do Faustão, além de participação em diversos outros programas televisivos. Atuou como manipuladora de bonecos no programa Castelo Rá Tim Bum e figurinista de espetáculos teatrais – destaque para o Prêmio Bibi Ferreira do Teatro Brasileiro, que ganhou na categoria visagismo pelo trabalho realizado no espetáculo musical Forever Young, em 2018. Sua personagem Paulette Pink (como ficou conhecida) é uma icônica referência do Movimento Drag.
@paulettepinkoficial

Renata Peron

Assistente social, atriz e cantora. Possui ampla experiência na área cultural, tendo protagonizado diversas peças teatrais e atuado em espetáculos musicais. Também, é militante do movimento LGBTQIA+, tendo contribuído para a constituição da Associação Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis e Transexuais de São Paulo. Trabalhou na SP Escola de Teatro. No teatro participou das montagens Um Dia Você Vai Entender, de Kiury Rodrigo (2010), Pobre Super-homem, o Avesso do Herói, de Brad Fraser (2017) e No Meio do Caminho, de Luh Maza e direção de Danilo Miniquelli (2021). No audiovisual participou do seriado Rotas do Ódio na TV Globo (2018). Como cantora, Renata desenvolveu uma sólida carreira com os lançamentos de CDs Peron é Festa (2009), Peron Canta Noel (2010) – trabalho esse que se desdobrou no lançamento do DVD Peron Canta Noel, DVD Ao Vivo – e Eu Sou Guerreira (2013). Atualmente é Diretora de Divisão Técnica na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME).
@renataperonoficial

Leandra Gitana

Natural de São Paulo, mora na periferia da cidade, em São Mateus (Zona Leste) e foi criada pela sua mãe. Em sua adolescência se descobre uma mulher trans levantando essa bandeira e sendo uma mulher gorda sempre enfrentando as adversidades com muita arte e dança. Praticante das artes místicas, Leandra começa a interpretar o jogo de cartas e a dança cigana aos 15 anos, se tornando professora nessa área. Aos 20 anos começa a se dedicar às artes, trabalhando como Drag Queen, se tornando Drag Cigana, ganhando concursos e se destacando na noite paulistana e programas de TV. Atualmente é atriz, cantora, professora das artes místicas sempre levantando a bandeira de que o corpo gordo sempre foi capaz.
@leandragitana

Serviço:
LES GIRLS – UMA DIVA PERTO DE VOCÊ
Dias 16, 17 e 18 de junho, quinta-feira a sábado às 20h30.
Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro (São Paulo).
Ingressos: 20 inteira / 10 meia-entrada – Compra antecipada somente pela Sympla da SP Escola de Teatro

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024