Espetáculo performativo sobre identidade de gênero faz temporada na sede Roosevelt

Publicado em: 04/04/2023 |

Foto com duas cenas do espetáculo Frutas e Transgressão

Espetáculo “fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos” faz temporada gratuita na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro | Foto: Elza Cohen

O espetáculo “fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos” faz temporada gratuita entre os dias 07 e 15 de abril, sempre às sextas-feiras e aos sábados, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. Os ingressos podem ser retirados via Sympla.

A obra performática autoral tem execução de trilha sonora ao vivo e narra um corpo em transição de gênero não binário mostrando como esses depoimentos viram obras de arte. A personagem Tangerine se desnuda freneticamente para que aceitem seu corpo e a deixem existir, ressaltando o reconhecimento do seu corpo que é favelade e brasileiro. Ela não é homem, nem mulher e nem travesti. Uma corpa não binárie, híbrida, desobediente e fluída, que canta e dança mágoas desafinadas em seu talk show solitário.

Criada por Morgana Olívia Manfrin, artista docente convidada da SP Escola de Teatro, a produção surgiu a partir do objetivo de naturalizar e problematizar a “presença” dos corpos trans e não-bináries em cena, durante cinco anos de pesquisa. Para a sua realização, a performance foi contemplada com incentivo do PROAC Primeiras Obras em 2018.

+ Estudantes da SP Escola de Teatro falam sobre oficinas realizadas na Casa 1

Morgana Olívia Manfrin é mestra e doutoranda em Artes Cênicas pela USP na área de Teoria e Prática do Teatro e pesquisa em Trans-i-[ação]: Etapas do processo externalizador da performatividade de gênero de um corpo brasileiro na tecnologia da hormonização. É dramaturga, performer, atriz, diretora, arte educadora e pedagoga de gênero. É formada em Artes Cênicas e Interpretação Teatral pela UnB e Direção Teatral pela UFBA. Defendeu em 2021 sua pesquisa de mestrado intitulada “Práxis Queer da cena: Percurso de corpos travestigêneres e trans não Binários nas artes cênicas contemporâneas brasileiras” sob orientação do Prof. Dr. Ferdinando Martins, estudioso de Teatro e Gênero e professor da USP. É autora das obras autobiográficas “fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos.” (2018); “COCO!” (2019); “FURA! ou um objeto de penetração!” (2020) e “CartasPara(Ti)” (2021), sua obra mais recente é “Ritu.1/Penetra!”, uma Performance Duracional de 06 horas, que estreou em outubro de 2021 no Centro Cultural São Paulo.

fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos
Diretora, Criação e Performer: Morgana Olivia Manfrin
Musicista e Performer: Kinda
Composição de Trilha: Káshi Mello e Ícaro Kai