Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

Publicado em: 24/08/2022 |

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru . Foto: Divulgação

Estreia na terça-feira, 6, o espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru, da Cia Os Profanos, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. As apresentações acontecem às terças e quartas, às 20h30, até 21 de setembro.

A montagem conta a história do Massacre do Carandiru, a maior chacina do sistema prisional brasileiro, sob um ponto de vista diferente, sem sofrer inspiração do livro Estação Carandiru, do Dr. Drauzio Varella. A trama é protagonizada pela jornalista Malina Moreira e seu cinegrafista, José de Oliveira, que fazem a cobertura desse triste marco da história nacional, acontecido em outubro de 1992, na cidade de São Paulo.

110 anos de Nelson Rodrigues: Veja como foi a homenagem da Cia. Repertório Rodriguiana na SP Escola de Teatro

“Estamos muito felizes por voltar ao palco com um projeto tão grandioso e espirituoso como Era uma Vez no… Carandiru, desde 2019 que não trazemos um drama nos moldes em que a Cia. trabalha, todos os artistas deram o melhor para entregar ao público um conteúdo digno de louvor”, comemora Pedro Fagundez, produtor e fundador da Cia os Profanos.

O diretor e dramaturgo Jonatan Cabret, que já esteve à frente de diversos espetáculos na capital paulista, assina a dramaturgia, destinada ao público que vivenciou ou não o massacre, tanto para quem guarda o fato em sua memória afetiva, assim como para as novas gerações, que conhecem pouco a história.

Espetáculo Era Uma Vez no Carandiru…/ Foto: Divulgação

“Do momento em que veio a ideia até o processo de pesquisa para a construção dramatúrgica do texto, muitas questões foram surgindo sobre montar um espetáculo de teatro sobre esse tema. São vidas humanas que foram ceifadas e não receberam justiça, mesmo trinta anos depois. Acredito que esse espetáculo é uma memória sobre o que aconteceu em 02 de outubro de 1992. Não estamos aqui para ganhar mérito em cima do massacre, más sim, para mostrar a sociedade que a memória do Carandiru permanece viva e que os espíritos daqueles que foram brutalmente assassinados e seus familiares merecem justiça.”, Cabret.

“Estamos muito felizes por voltar ao palco com um projeto tão grandioso e espirituoso como Era uma Vez no… Carandiru, desde 2019 que não trazemos um drama nos moldes em que a Cia. trabalha, todos os artistas deram o melhor para entregar ao público um conteúdo digno de louvor”, comemora Pedro Fagundez, produtor e fundador da CIA. OS PROFANOS.

Sinopse: Em uma São Paulo de 1992, onde e quando tudo estava em transformação, a jornalista Malina Moreira e seu assistente de câmera José de Oliveira, traçam seus destinos em meio a uma entrevista dentro do maior presídio de São Paulo, o Carandiru. O pano de fundo no qual esses jornalistas buscam um lugar ao sol é nada menos do que o massacre que ocorreu em 02 de Outubro daquele ano deixando 111 mortos.

Serviço:
Era Uma Vez No… Carandiru
CIA. OS PROFANOS
De 6 a 21 de Setembro – Terça e Quartas às 20h30
Apresentações Presenciais
Local: SP Escola Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo)
Ingressos via Sympla – www.sympla.com.br/spescoladeteatrodigital (Vendas somente online)
Valores: R$60,00 Inteira / R$30,00 Meia – R$50,00 Colabore com os artistas

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões