Peça boliviana de sucesso no Festival de Curitiba, “Ensaio sobre o Vazio” chega à SP Escola de Teatro

Publicado em: 09/04/2024 | por: Guilherme Dearo

Espetáculo "Ensaio Sobre o Vazio" estreia na SP Escola de Teatro, na unidade Roosevelt.

Após sucesso no 32º Festival de Curitiba, onde foi destaque internacional do Fringe, a peça boliviana “Ensaio sobre o Vazio”, vinda de Santa Cruz de la Sierra, fica em cartaz na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro entre 12 e 14 de abril na residência artística internacional da companhia Aldea Cultural/Laboratorio 21, com direção de Sergio Marcio Palacios.

Apresentada em espanhol, a obra recebeu convite para as apresentações em São Paulo feito pelo coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, Miguel Arcanjo Prado, em nome do diretor executivo da instituição, Ivam Cabral, durante a Rodada de Conexões. O evento do Festival de Curitiba, em parceria com o Sebrae-PR, aproximou companhias teatrais de curadores e programadores do Brasil e do mundo.

Os ingressos estão disponíveis somente pela internet.

Baseado em depoimentos das atrizes e inspirado na vida e na obra de Alejandra Pizarnik, Alfonsina Storni, Anne Sexton, Lizzie Siddal, Florbela Espanca, Sarah Kane, Sylvia Plath e Virginia Woolf, o texto fala sobre a depressão, a dor, a angústia, a ansiedade e o vazio, mas também a esperança, trazendo uma temática sensível, mostrando as vozes e textos de oito escritoras geniais e suicidas.

Tomando como inspiração a obra de oito artistas brilhantes, “Ensaio Sobre o Vazio” propõe uma viagem ao interior da mente de três atrizes. Três jovens que expõem no palco todas as suas emoções, medos, sonhos, desejos e fragilidades. Numa montagem minimalista, de tom poético e toque experimental, o espectador é convidado a navegar pelo universo pessoal de três mulheres intensas, para vivenciar uma experiência singular e de forte carga dramática.

Os relatos das próprias atrizes se combinam com poemas e fragmentos das autoras que inspiram a peça, gerando um resultado em que se confundem os limites entre ficção e realidade. “Qual será a sensação de se lançar ao vazio?” pergunta Bella. E esta é uma das buscas da montagem, numa espécie de exploração das emoções produzidas por essa sensação de vazio. Nesse processo de descoberta sensível e delicado, as projeções audiovisuais, a poesia e a música ao vivo ajudam a criar a atmosfera ideal para que as atrizes desnudem suas almas diante do público.

+ Confira outras peças em cartaz na SP Escola de Teatro

“A SP Escola de Teatro tem profunda ligação com a Bolívia, país com o qual já realizamos diversos intercâmbios culturais, além de termos constantemente a comunidade imigrante boliviana residente em São Paulo em atividades na instituição”, lembra o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral.

“Foi prazeroso testemunhar o sucesso do grupo Aldea Cultural/Laboratório 21, de Santa Cruz de la Sierra, no Festival de Curitiba. Durante o Rodada de Conexões, esta importante ação do Festival de Curitiba com o Sebrae-PR para o fomento da economia criativa, pude realizar o convite em nome do nosso diretor Ivam Cabral para que estendessem sua permanência no Brasil com esta temporada na SP Escola de Teatro, o que foi prontamente aceito pela companhia, que se apresenta pela primeira vez na capital paulista”, diz Miguel Arcanjo Prado, responsável pela curadoria das salas teatrais da SP Escola de Teatro.

+ Miguel Arcanjo Prado representa SP Escola de Teatro na Rodada de Conexões do Festival de Curitiba

FICHA TÉCNICA

Companhia: Aldea Cultural / Laboratorio 21
Direção: Sergio Marcio Palacios