EN | ES

Espetáculo “Cícera”, do grupo Contadores de Mentira, estreia em São Paulo no Sesc Pompeia

Publicado em: 06/03/2024 |

“Cícera” é a história de uma mulher, mas é o retrato da vida de centenas de mulheres retirantes que deixam suas raízes na busca de igualdade social.. Foto: Valéria Felix

“Cícera” é a história de uma mulher, mas é o retrato da vida de centenas de mulheres retirantes que deixam suas raízes na busca de igualdade social.. Foto: Valéria Felix

“Cícera” nasceu como obra teatral em 2019, após uma profunda jornada de pesquisa dos Contadores de Mentira no Agreste de Alagoas. É a primeira temporada da obra em São Paulo e também o primeiro monólogo do Grupo. A obra estreia em 05 de março e permanece em temporada até dia 28, de terça à sexta, no Espaço Cênico da unidade.

O grupo Contadores de Mentira nasceu na cidade de Suzano em 1995 e manteve residência nesta cidade até 2024 e, recentemente, precisou migrar de território em decorrência de violência política por parte do poder público local que arbitrariamente retirou a permissão de uso do terreno onde o grupo ergueu com suas próprias mãos a sua sede.

Em janeiro deste ano, o grupo iniciou a grande operação de desmontagem do Teatro para então se instalar em nova morada-território. Semelhante ao grupo, o espetáculo “Cícera” conta a história de uma alagoana que traz um punhado de farinha, 4 filhas e o sonho de uma vida melhor. Em São Paulo, encontrando dureza, concreto, fome e saudade.

“Cícera” é a história de uma mulher, mas é o retrato da vida de centenas de mulheres retirantes que deixam suas raízes na busca de igualdade social. A anciã, a jovem, a desbravadora, a mãe, a trabalhadora, a que luta por seus direitos. Todas são Cíceras. Atravessada por cantos de trabalho, relatos e memórias a obra apresenta uma mulher nordestina em ponto de ebulição, que dança e saúda sua caminhada.

Os Contadores de Mentira atuam desde 1995 com sede própria na cidade de Suzano – SP. Atuam em rede, com conexões em vários países. Desenvolve pesquisa e possui identidade na Antropologia, História, Política e Sociedade. É um grupo militante que há anos descobriu que era necessário se organizar em coletivos, em redes, em fóruns, na luta por condições de trabalho aos fazedores de cultura. Entre seus trabalhos, destacam-se Curra – Temperos sobre Medéia, de 2008; O Incrível Homem pelo Avesso, de 2011; Coma-me – O Estado de Revolta, de 2016; e Adiós Paraguay, de 2019.

Desde 2013, a sede do grupo recebe temporadas de teatro do próprio grupo e grupos convidados, além de programação, festivais, encontros, vivências, formação continuada, fóruns, entre muitas outras atividades. Mais de 400 coletivos do Brasil e de outros países (dos 4 continentes) já estiveram no teatro Contadores de Mentira.

Serviço

“Cícera” – Grupo Contadores de Mentira

De 5 a 28 de março – 15 apresentações

4 sessões com tradução em Libras (uma por semana, às quartas-feiras).

De terça a sexta, às 20h30, no Espaço Cênico da Unidade

Capacidade: 75 lugares

Classificação Etária: 12 anos

Duração: 70 minutos

Comprar no site ou nas bilheterias das unidades do Sesc SP

Todas as sessões de quarta-feira terão intérprete de Libras.

Ficha Técnica

Atuação, Criação e Dramaturgismo: Daniele Santana
Direção: Cleiton Pereira
Designer de luz: Samuel Vital
Iluminação: Tomate Saraiva
Trilha Sonora: Cleiton Pereira
Cenografia: Cleiton Pereira e Daniele Santana
Cenotécnica: Kaique Calisto
Direção de Produção: Palipalan Arte e Cultura
Produção executiva: Thatiana Moraes
Assessoria de comunicação: Ofício das Letras
Mídias digitais: Contadores de Mentira e Ofício das Letras




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS