Espetáculo Aberto ao Público Integra a Programação do Território Cultural

Publicado em: 01/09/2011

Uma adaptação da obra “Ponto de Partida”, de por Gianfrancesco Guarnieri e interpretada com base nos princípios medievais japoneses do teatro Nô, será apresentada pelo grupo Nohgátikos, no próximo Território Cultural (3/9), às 9h, com entrada franca, na  sede da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Em uma parábola sobre a morte de Vladimir Herzog, “Ponto de Partida” fala do corpo de um poeta que pende de uma árvore na praça de uma aldeia medieval. A morte desse homem livre perturba toda a população, pois ninguém acredita que alguém que amasse tanto o mundo poria fim à própria existência. Assim, inicia-se um inquérito para saber se a morte foi suicídio ou assassinato.  

 

Cena do espetáculo “Ponto de Partida”

 

Por meio dessa fábula trágica, Guarnieri pretende discutir temas como os mecanismos de ação do poder, a potência transformadora da arte e da luta pela liberdade, e a relação entre o que é visão, mentira e verdade. E, nesta polarização entre a arte de engajamento político e a de entretenimento puro, a encenação pretende discutir o limite da criação artística e questionar: “Teatro, pra quê(m)?”

 

Dirigido por Pedro Braga, Bacharel em Direção Teatral pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o Grupo Nohgátikos é formado pelos aprendizes Lira Capelossi Alli, de Iluminação, e Mariana Paudarco e Vitor Djun Yamaguchi, ambos de Sonoplastia, além de músicos e iluminadores, atores da ECA/USP e, também, do Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp).
 

 

Confira a programação completa do Território Cultural aqui.

 

Serviço

“Ponto de Partida”

Onde: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco

Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás

Local: Parlatório (Pátio)

Horário: das 9h às 11h

Duração: 2h

Vagas: 70 (aprendizes da SP Escola de Teatro); 30 (público externo) 

 

 

Texto: Renata Forato

 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS