Espaço Experimental

Publicado em: 05/04/2012 |

Um apanhado de trabalhos produzidos nas escolas de formação teatral da cidade de São Paulo. Essa é a Mostra Experimentos 2012, do Tusp, que acontece entre os dias 13 de março e 22 de abril. Na edição deste ano, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco será representada no evento por dois grupos originados do Experimento do Módulo Amarelo de 2011: os espetáculos “Lua Negra” e “Você Tem Fome de Quê?”. Naquela ocasião, os núcleos tiveram como material de trabalho o livro “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro.

“Lua Negra”

“Lua Negra” explora o universo feminino, investigando o comportamento das mulheres ao longo da História, o que se modificou e o que se manteve na visão da sociedade desde o período colonial até os dias de hoje. O diretor Pablo Calazans, aprendiz da Instituição, comenta que o projeto foi batizado com esse nome como referência a Lilith, que teria sido a primeira mulher de Adão, e, por ter se recusado a submeter-se a ele, deu início a discussão sobre a posição da mulher perante a sociedade.

Daniele Aoki, aprendiz de Atuação da Escola e atriz do grupo (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

“Procuramos trabalhar com a ideia das figuras de mulher e homem, universalizando-os, ou seja, podemos falar de uma única mulher, mas ainda assim estaremos falando de todas elas, como força feminina e que busca seu lugar na sociedade, lugar não de inferioridade ou superioridade ao homem, mas de igualdade, como diz o próprio texto: ‘Ela é tua igual, homem’”, ressalta o diretor.

Uma das maneiras de simbolizar a força feminina no próprio coletivo é a formação da banda que toca na peça, integralmente composta por mulheres, entre aprendizes de Sonoplastia e convidadas de Iluminação e Atuação.

Calazans afirma que o grupo tem como foco principal a constante experimentação. “Nos sentimos muito motivados e estimulados pelos nossos formadores da Escola que lançaram a provocação de dar continuidade ao Experimento. A ideia foi sempre manter o caráter de experimentar tudo, por isso mudamos muita coisa do que foi realizado no processo criativo do semestre passado. Ainda assim, mantivemos muita coisa que achamos que funcionava.”

“Lua Negra” será apresentado no dia 17 de abril, às 20h, e a entrada é franca.

“Você Tem Fome de Quê?”

Você Tem Fome de Quê? (Imagem: Reprodução)

Outra montagem que surgiu na SP Escola de Teatro e agora dá as caras na Mostra Experimentos 2012 é “Você Tem Fome de Quê?”. O projeto do coletivo G2, que tem a antropofagia como dispositivo conceitual, pretende não simplesmente descrever o movimento Modernista ou o Manifesto Antropófago, mas sim fazer apologia às diferenças e acionar figuras distintas que se encarnassem em cena, construindo novas formas”, como explica a dramaturga Isis Utsch.

Com formação atualizada, o coletivo também trabalha alguns conceitos de dramaturgia, cenografia, figurino e iluminação que não estavam presentes na pesquisa do ano passado.

Sobre o texto da peça, Isis explica: “O processo de composição dramatúrgica contempla as relações de poder/dominação, a devoração, a inquietude e a constante inversão de posições – enfocando transgressões de padrões estéticos e obrigando a convivência intrínseca de seus personagens para uma reinvenção da realidade.”

A pergunta que fica, segundo a autora, é: e você, tem fome de quê? Essa é a provocação ao público lançada pelo grupo, “como forma de instigar o seu apetite por uma nova cultura, livre de conformismos, sem imposição de modelos culturais e, sobretudo, que não reproduza a dominação pela alienação”.

O G2 se apresenta no dia 10 de abril, às 20h, e a entrada é franca.

Para conhecer mais e acompanhar o trabalho do G2, acesse o blog oficial do projeto.

Mostra de Experimentos 2012 do Tusp

Quando: De 13 de março a 22 de abril, às 20h

Onde: Teatro da Universidade de São Paulo

Rua Maria Antônia, 294 – Consolação