EN | ES

SP Escola de Teatro recebe peça “An Eve and an Adam”, da Dinamarca, nos dias 23 e 24

Publicado em: 22/05/2023 |

Cena de "An Eve and an Adam - Uma dupla coreográfica algo nua", da companhia Granhøj Dans, da Dinamarca, em trabalho de 2023.

Cena de “An Eve and an Adam – Uma dupla coreográfica algo nua”, da companhia Granhøj Dans, da Dinamarca, em trabalho de 2023. | Foto: Divulgação

Nos dias 23 e 24, a SP Escola de Teatro, na unidade Roosevelt, recebe a residência artística internacional “An Eve and an Adam”, do grupo dinamarquês Granhøj Dans, sob direção artística de Palle Granhøj.

Um espetáculo em que a nudez corporal é apresentada no palco, contrariando, quanto ao seu objetivo, o que se passa nas redes sociais, já há algum tempo. Vemos hoje que principalmente os jovens usam as redes sociais para exibir seus corpos. A pornografia em todas as suas formas está disponível em todos os meios de comunicação e é amplamente consumida. A timidez aparentemente deixou de existir quando se trata de exibir o corpo nu na cultura virtual. Mas, ao mesmo tempo, crianças e jovens não se atrevem a tomar banho depois de praticar esportes nas escolas, supostamente por modéstia. Homens e mulheres de todas as idades cultivam o corpo nas academias, mas têm vergonha de aparecer nus no chuveiro. É urgente repensar nossa relação com a nudez natural e honesta do corpo e repensar as formas de representação da nudez na cultura midiática. Esse é o sentido deste trabalho, ou seja, convidar a tal reflexão.

Sobre a companhia: Granhøj Dans é uma das companhias de dança dinamarquesas mais conhecidas internacionalmente, tanto por seu profissionalismo, bem como a originalidade do seu trabalho, que se baseia na prática consistente de Técnica de Obstrução. As atividades da companhia são financiadas, por um lado, por doações do Council for the Arts of Denmark (Entidade do Ministério da Cultura), e por outro lado patrocinadores privados e co-produtores, e a venda dos espetáculos itinerantes.

A Técnica de Obstrução: definida em poucas palavras, esta técnica consiste – como o próprio nome indica – em obstruir com externo (físico ou imaginário) e ao mesmo tempo dar uma nova forma às sequências de movimento que é previamente estruturada pelos bailarinos. Com a ajuda deste método, o coreógrafo transforma e molda o movimento original, de forma a amplificar sua força expressiva e ao mesmo tempo revelar dimensões intrínsecas de sua personalidade. Ao invés de se limitarem a mostrar a habilidade técnica dos bailarinos ou estruturar sequências coreográficas de um ponto de vista puramente formal ou estético, Palle Granhøj tenta expor aspectos do ser humano e sua maneira de interagir com seus pares. Isso, direta, honestamente e em toda sua complexidade.

Serviço

An Eve and an Adam – Uma dupla coreográfica algo nua
Produção no Brasil: Palipalan Arte e Cultura
Apoio: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt / Praça Franklin Roosevelt, 210
Quando: Dias 23 e 24 de maio, às 20h
Ingressos R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia) – Venda somente online através da Sympla da SP Escola de Teatro

Ficha técnica 

“An Eve and an Adam” – um espetáculo de Palle Granhøj, criado em estreita colaboração com os performers Sofia Pintzou e Mikolaj Karczewski
Patrocínio: Fundação Nacional para as Artes de Dinamarca, Augustinus Fonden, Wilhelm Hansen Fonden e Beckett Fonden
Concepção e direção: Palle Granhøj
Cenografia e iluminação: Granhøj Dans
Música: Composição de Maria Eshpai e passagens de Suite para cello de Rachmaninoff, interpretados por Maria Eshpai (piano) e Peter Hudler (cello)
Técnico de som: William Castaldi
Coprodução e residências artísticas: Teaterøen (Copenhague), SPAM! Rete per le arti contemporanee (Porcari, Italia), Nordisk Teaterlaboratorium (Holstebro, Dinamarca), Theater im Delphi (Berlim, Alemanha).

Cartaz de divulgação de "An Eve and an Adam - Uma dupla coreográfica algo nua", da companhia Granhøj Dans, da Dinamarca, em trabalho de 2023.

Cartaz de divulgação de “An Eve and an Adam – Uma dupla coreográfica algo nua”, da companhia Granhøj Dans, da Dinamarca, em trabalho de 2023. | Foto: Divulgação




Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS