Escola promove seminário “Arte sem limites”, no MAM

Publicado em: 07/08/2013 |

Seminário acontece nesta quinta-feira (8), no MAM-SP. Entrada gratuita e aberta ao público. Inscreva-se

Numa realização da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, do Governo do Estado de São Paulo, do MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), British Council, via plataforma Transform, Sesc-SP e da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), nesta quinta-feira (8), das 9h às 17h, acontece o seminário “Arte sem limites: trabalhando com públicos e artistas com deficiência – uma reflexão sobre acessibilidade em espaços culturais e o acesso às artes para pessoas com deficiência”.

O encontro é gratuito e aberto ao público (inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo tel. 11-5085-1313), no Museu de Arte Moderna de São Paulo. A abertura acontecerá às 9h, seguida, às 9h15, de palestra sobre o tema “Políticas de Acesso – como aumentar o acesso do público com deficiência e a arte feita por artistas com deficiência”, com Barbara Lisicki, da Shape Arts, representante da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência; às 10h30, mesa de Estudo do caso Unlimited Londres 2012, com Luiz Coradazzi, do British Council, e Jhinuk Sarkar, da Shape Arts; às 11h30, debate sobre o tema “Artistas com deficiência e a arte sem limites”, com Zoe Partington-Solinger, da Shape Arts; Daina Leyton, do MAM, e seu convidado, o artista plástico Rogério Ratão, e Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, e seu convidado, o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches.

Depois de uma pausa para o almoço, às 14h tem início o debate “Diferentes modelos de abordagem à deficiência”, com Barbara Lisicki e Juliano B. C. de Azevedo, do Sesc, e sua convidada, a socióloga Marta de Almeida Gil. Das 15h às 17h acontece o “Open Space: dinâmica de troca de ideias”, que irá contar com a participação de todos os interessados.

“Para nós, da SP Escola de Teatro, é muito importante participar de um seminário deste porte, que deverá se tornar referência no debate sobre a acessibilidade. Aqui na Escola, além de colaboradores com deficiência física, atualmente também contamos com cursos de Extensão Cultural voltados para esta área, como o de ‘Introdução à audiodescrição para teatro’ e ‘Interpretação de espetáculos em LIBRAS’. Afinal, a inclusão está no DNA da SP Escola de Teatro”, frisa Ivam Cabral.

Seminário: “Arte sem limites”

Quando: Quinta-feira (8), das 9h às 17h
Onde: MAM – SP
Parque do Ibirapuera – Portão 3 – Ibirapuera