EN | ES

Escola promove debate sobre processo criativo no teatro contemporâneo

Publicado em: 18/02/2014 |

Neste sábado (22), às 12h30, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove uma Roda de Conversa com o tema “Processo Criativo no Teatro Contemporâneo”. Com participação de Celina SodréEric LenateRenato Ferracini e Ruy Filho, o debate é gratuito e aberto ao público,

 

O teatro viveu durante séculos sob a primazia do texto. O encontro abordará justamente as novas formas de invenção do teatro contemporâneo.

 

O conteúdo da conversa também será transcrito e publicado na seção intitulada “Ponto de Convergência”, na 6ª edição da A[L]BERTO, a revista da SP Escola de Teatro.

 

 

 

 

Os participantes

 

Celina Sodré

É formada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), e bacharel em Teatro Escola de Teatro FEFIERJ (atual UniRio), ambos em 1978. Fez mestrado em Teatro pela University of London, na Inglaterra, em 1992, com Bolsa do British Council. Atualmente desenvolve doutorado na UniRio.

 

Entre 1978 e 1979, dirigiu o Grupo Amador Teatro de Resistência e, de 1983 a 1989, encenou “Motivo simples”, “Sem sutiã”, “Pai”, “Égua da noite” e “Lady Macbeth”. 

 

Diretora do Studio Stanislavski, companhia teatral carioca, criou, em 2008, ao lado de um grupo de atores e diretores, o Instituto do Ator. Desde 1995, é professora de interpretação da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e agora da Faculdade CAL de Artes Cênicas. Em 2008, deu aulas de interpretação no Projeto Passageiro do Futuro. E também coordenou, de 2008 a 2010, o Projeto Damas em Cena. 

 

 

É especialista nos conceitos de ação física e memória física de Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski. Também estuda a obra de William Shakespeare, sobre o qual fez o seu Master of Arts, na Inglaterra, em 1992. Em 2013, completou 30 anos de carreira como diretora profissional, tendo dirigido 35 espetáculos.

 

Eric Lenate

Em 2005, ingressou no CPT de Antunes Filho, onde integrou o núcleo de cenografia e atuou em montagens do Grupo Macunaíma, como “O canto de Gregório”, “A pedra do reino” e “Senhora dos afogados”. 

 

Em 2006, passou a desenvolver seu trabalho como diretor, ainda no CPT. Sua estreia profissional se deu com “O céu 5 minutos antes da tempestade”, de Silvia Gomez, nomeado no Prêmio Qualidade Brasil na categoria Melhor Espetáculo. 

 

Em 2009, como diretor, fora do CPT, dirigiu “Natureza morta”, de Mário Viana, e “Celebração”, de Harold Pinter, premiado no 13º Cultura Inglesa Festival como melhor espetáculo. Em 2010, integrou o elenco de “Sideman”, sob a direção de Zé Henrique de Paula, com quem também trabalhou como ator em “No coração do mundo. Por este trabalho, foi indicado ao Prêmio Aplauso Brasil 2012 e recebeu o Prêmio R7 de Teatro de melhor ator. 

 

É diretor e cenógrafo do espetáculo “Um verão familiar”, de João Fábio Cabral, projeto da Cia. dos Inquietos, e da peça “Rabbit”, da inglesa Nina Raine, projeto da Companhia Delas de Teatro. Em 2012, foi indicado ao Prêmio Shell na categoria especial, “pela força performativa de seus experimentos”. Em 2013 atuou no espetáculo “Nosferatu”, dirigido por Fabio Mazzoni. “Vestido de Noiva”, sua mais recente direção, esteve em cartaz no Teatro Núcleo Experimental e lhe rendeu o Prêmio Aplauso Brasil 2013 de melhor arquitetura cênica.

 

Renato Ferracini

Possui graduação em Artes Cênicas pela Unicamp (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela Unicamp. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, onde atua desde 1993. 

 

É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Unicamp. Ministrou disciplinas em programas de pós-graduação na USP, UFPB, FURB e Universidade de Évora, de Portugal. Coordenou o projeto Jovem-Pesquisador Fapesp “Aspectos orgânicos na dramaturgia de ator”. Hoje, coordena o Projeto Temático Fapesp “Memória(s) e micropercepção”. 

 

Possui quatro livros publicados: “A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator” (2001), “Café com queijo: corpos em criação” (2006), “Corpos em fuga, corpos em arte – ORG” (2006) e “Ensaios de atuação” (2013). É editor chefe da Revista ILINX e possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro e artes cênicas do Brasil.

 

Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em muitas cidades do Brasil. No exterior realizou esses mesmos trabalhos como pesquisador convidado em cerca de 20 países.

 

Ruy Filho

Diretor, dramaturgo e crítico, Ruy Filho nasceu na cidade de São Paulo, em 14 de março de 1973. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, é diretor da Cia. de Teatro Antro Exposto, fundada em dezembro de 2007. Dramaturgo premiado no Concurso Nova Dramaturgia Brasileira (RJ), com a peça ‘Sintomas’, crítico teatral do site Guia da Semana, e professor de história do teatro e produção, gestão e ética.

 

Acompanha o trabalho de Gerald Thomas desde 1999, atuando como seu assistente de direção até 2007. Elabora e produz os vídeos e projeções da peça “Bacantes”, com direção de José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina.

 

Destacam-se, ainda, em teatro, a montagem de “Pretexto pra catarse”, apresentado no Teatro Oficina. Há oito anos desenvolve estudos em dramaturgia junto a Samir Yazbek.

 

Atua, ainda, como Coordenador de Teatro e Performance do Centro Cultural Rio Verde, em São Paulo. Também é idealizador e editor da Antro Positivo, revista digital, trimestral e gratuita sobre teatro e política cultural.

 

Serviço

Roda de Conversa – Processo Criativo no Teatro Contemporâneo

Participantes: Celina Sodré, Eric Lenate, Renato Ferracini e Ruy Filho

Quando: Sábado (22/2), das 12h30 às 14h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis e aberto ao público

 

Texto: Felipe Del