Escola Promove Ação de Coleta de Óleo de Cozinha

Publicado em: 05/03/2013 |

Você faz sua comida utilizando o tradicional e indispensável óleo de cozinha e depois… joga no ralo da pia? No lixo? Se a sua resposta foi “sim” para qualquer uma dessas perguntas, você está fazendo isso errado, muito errado.

Isso porque, ao descartá-lo dessa forma, você gera uma série de problemas, a começar pela danificação de sua própria instalação hidráulica, no caso do descarte pelo ralo. A outra solução errônea pode fazer com que o óleo chegue a um lixão e escorra pela área, impermeabilizando o solo e contaminando a água de lençóis freáticos. Ou seja, prejudicando o já sofrido meio ambiente.

Sabendo de todos esses inconvenientes, que tal aderir à ação contínua de coleta de óleo de cozinha que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove a partir de hoje (5), nas sedes Brás e Roosevelt da Instituição servirão como pontos de coleta?

A iniciativa surge de uma parceria da Escola com o Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável que, por meio do Programa Bióleo, desenvolve ações de captação do óleo de cozinha com destino à produção de biodiesel. Segundo a organização, o descarte inadequado de óleo de cozinha residual chega a 1,8 bilhões de litros ao ano.

“Entramos em contato com uma agente ambiental que trabalha aqui no Brás, questionando o que poderíamos fazer para contribuir com possíveis melhorias para a Escola e a comunidade. Então, ela nos apresentou o Programa. Agora, pretendemos envolver toda a comunidade que faz parte do entorno das sedes da Escola para que essa campanha cresça cada vez mais”, comenta Cléo De Páris, coordenadora do Programa Kairós.

Se você se interessou e pretende participar, é importante atentar para algumas exigências na hora de fazer a coleta: o óleo deve ser depositado em uma garrafa de plástico (água, refrigerante etc.) ou vidro, com tampa de rosca, bem lacrada. Não será recebido óleo em outros tipos de recipientes.

Os tambores para coleta continuarão na Escola permanentemente, e o serviço funcionará de segunda a sábado, das 9h às 18h. Assim, sempre que os reservatórios estiverem cheios, o Instituto Bióleo fará o recolhimento do material.

Cada galão entregue ao Instituto renderá um valor à Instituição. Toda a quantia arrecadada será revertida para o projeto Escola Verde, cujos principais objetivos são a conscientização dos colaboradores acerca do papel da Instituição perante a sociedade e a prática de ideias para manutenção ambiental e social.

Coleta de óleo de cozinha
Quando: A partir de hoje (5)
Onde: SP Escola de Teatro
Sede Brás: Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás