EN | ES

Escola e Espetáculo – O Artista e Sua Experiência

Publicado em: 25/04/2011 |

Os atores André Guerreiro Lopes e Marcelo Lazzaratto foram convidados para revelar suas trajetórias e experiências na mesa de discussão “Escola e Espetáculo – O Artista e Sua Experiência”. O encontro, mediado por Nadja Turenkko, atriz e orientadora do curso de Difusão Cultural Mímica Corporal Dramática, será oferecido gratuitamente na sede provisória da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, amanhã (26/04), a partir das 20h. 

 

Levar os participantes a entender que entre a escola e o espetáculo existe a trajetória de um artista que trabalha com o desenvolvimento de uma linguagem e que intervém na construção de um pensamento contemporâneo para o teatro é o intuito do encontro que utilizará o lema “Artistas que Formam Artistas” como mote da discussão.

 

Segundo Nadja, os artistas convidados fazem uso de diferentes técnicas teatrais e possuem, sobretudo, uma ampla inserção tanto no âmbito profissional quanto no acadêmico. “Os dois trabalham com dimensões distintas, porém, ambos atuam, criam e constroem uma linguagem sem se afastar do mercado de trabalho. Eles vivem na prática e, por essa razão, têm repertório e experiência para ser ótimos professores, além de artistas”, revela.

 

“No ocidente, existe uma perspectiva equivocada de que professor é aquele que não deu certo. Na verdade, os mestres, na arte e na vida, são aqueles que viveram uma linguagem intensamente e em várias frentes. Nós somos pessoas que vivemos a arte na prática. Assim, de um lado somos professores e de outro lado somos artistas”, conclui Nadja.

 

Conheça o currículo dos convidados e não deixe de participar e ajudar a SP Escola de Teatro a abrir cada vez mais espaço para a reflexão sobre o ensino da arte.

 

Nadja Turenkko é formada em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique, de Paris, e membro permanente da companhia inglesa Theatre de L’Ange Fou. Já se apresentou e ministrou workshops em diversas cidades do Brasil pelos projetos Sesi Viagem Teatral e Sesc Palco Giratório. Lecionou, durante 12 anos, na escola de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante sua trajetória como atriz, diretora, professora e roteirista, atuou em 33 espetáculos, três longas e dois curtas-metragens, seriados e publicidade em TV. Recebeu prêmios de Revelação do Ano (BA) e Melhor Direção no Festival de Guaramiranga, com o espetáculo “Clarices”. 

 

André Guerreiro Lopes é ator, diretor teatral e realizador audiovisual. Formou-se em Comunicação Social – Rádio e TV na ECA/USP. E em Artes Cênicas, no Teatro Célia Helena e na International School of Corporeal Mime, de Londres, onde estudou durante cinco anos com os últimos assistentes de Etienne Decroux: Steven Wasson e Corinne Soum. É membro permanente da Cia. de Teatro Físico Théâtre de l’Ange Fou. Ministra cursos de Mímica Corporal em São Paulo e Lisboa. Dirigiu os espetáculos “Um Sonho”, de A. Strindberg, “Tragicomédia de um Homem Misógino”, de Evaldo Mocarzel, e o filme “O Vôo de Tulugaq”. 

 

Marcelo Lazzaratto é ator e diretor. Formado pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e professor Doutor em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Campinas (Unicamp).  Em 2000, cria a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico e assume a função de diretor artístico do grupo que, atualmente, está em cartaz com o espetáculo “Do Jeito que Você Gosta”, uma adaptação da obra de William Shakespeare. Como diretor, encenou peças como “A Tragédia de Romeu e Julieta”; “Eldorado”; “O Homem, a Besta e a Virtude”; e “Esperando Godot”. Durante dez anos integrou o elenco da Cia. Razões Inversas, sob direção de Marcio Aurelio. 

 

Serviço:

Escola e Espetáculo – O Artista e Sua Experiência

Onde: SP Escola de Teatro

Avenida Rangel Pestana, 2401 (Próxima as estações Brás e Bresser do Metrô)

Quando: amanhã (26 de abril), a partir das 20h 

Telefone: 2292–7988

Contato: [email protected]