Escola abre inscrições para curso de Treinamento Viewpoints e método Suzuki

Publicado em: 07/04/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco abre, hoje (7), inscrições para o curso de Extensão Cultural “Treinamento Viewpoints e introdução ao método Suzuki”, orientado por Luah Guimarães e Fabiano Lodi. Gratuito e com carga de 64 horas, o curso será realizado de 8 de maio a 22 de julho. As inscrições devem ser feitas online, até 1º de maio, no portal da Escola.

Com aulas na Sede Roosevelt da Instituição, de terças e quintas, das 19 às 22h, o curso tem por objetivo treinar o Método Suzuki e o Sistema Viewpoints de acordo com o Treinamento desenvolvido pela companhia nova-iorquina SITI Company, formando um time de artistas heterogêneo que treina coletivamente.

O sistema Viewpoints proporciona a prática da cena em sessões abertas de improviso, circunscritas por princípios filosóficos sobre o cruzamento de categorias diferenciadas sobre tempo e espaço. Já com o método Suzuki, os participantes entrarão em contato com uma gramática de movimentos desenvolvida pelo diretor teatral japonês Tadashi Suzuki. Com influências do teatro japonês, técnicas de ballet e artes marciais, o Método Suzuki evoca um rigoroso e disciplinado trabalho físico em que energia, equilíbrio, respiração e a palavra falada são constantemente revisitados e praticados.

Luah Guimarãez atua profissionalmente na área das Artes Cênicas principalmente como atriz, produtora e realizadora de projetos encenados há mais de 20 anos. Trabalhou com os maiores diretores do teatro de São Paulo e com os principais dramaturgos da geração surgida nos anos 1990 em São Paulo. Fundou com Aury Porto a Mundana Companhia em 2007. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp (1991), participou do “Fall Studio Session” ministrado pela companhia nova-iorquina Saratoga Internacional Theater Institute –SITI, fundada e co-dirigida por Anne Bogart e Tadashi Suzuki (1997), e mantém o sistema Viewpoints como fonte de treinamento e pesquisa.

Fabiano Lodi é diretor teatral. Tem formação em Teatro pelo CEART (Centro de Artes) da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Foi orientador artístico do Projeto Ademar Guerra, Programa Vocacional e Projeto Educacional SESI de Teatro Musical. Em 2012, premiado com bolsa do Ministério da Cultura, participou de atividades artísticas coordenadas pela SITI Company, em Nova York. Atualmente cursa o Mestrado em Artes no IA-UNESP, em São Paulo.

Outros três cursos de Extensão Cultural estão com inscrições abertas: “Commedia dell’arte”, com Enrico Bonavera; “Iluminação para além do teatro”, com Camilo Bonfanti, André Boll, Caetano Vilela, Fernanda Carvalho e Miló Martins; e “A desconstrução do ator e a construção do personagem”, com Sergio Zlotnic.

Inscrições para o curso:

“Treinamento Viewpoints e introdução ao método Suzuki”, com Luah Guimarães e Fabiano Lodi

Quando: Inscrições até 1º de maio

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2014/cursos-em-andamento