Ensaios Ignorantes

Publicado em: 07/03/2012 |

Aprender, ensinar, repousar e emancipar. A literatura vai se unir com o teatro e a música em quatro encontros de leituras coletivas, estudos e montagem de cenas no projeto “Ensaios Ignorantes”, que vai de 28 a 31 de março, no Sesc Interlagos.

Idealizado a partir de “O Mestre Ignorante – Cinco Lições Sobre a Emancipação Intelectual”, obra do filósofo francês Jacques Rancière, a iniciativa conta com coordenação da professora e atriz Juliana Jardim, que já foi artista residente do curso de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O evento consiste na realização de ensaios com leituras de textos de origem espanhola e portuguesa, além da montagem de uma opereta com a colaboração do público.

O livro de Rancière narra a história de Joseph Jacotot, um professor francês que foi convidado a dar aula a um certo grupo de alunos. Nada muito incomum, exceto que os aprendizes falavam apenas holandês, idioma que o professor não dominava. Daí por diante, Jacotot inicia um processo de reflexão e questionamento da função de um mestre e sua capacidade de transmitir conhecimento.

Para abrir a programação do evento foi convidado o filósofo espanhol Jorge Larrosa, curador do encontro “Aprender na Solidão”. No dia seguinte, acontece uma leitura coletiva com o mote “Ensaiar-se Sobre a Vida”, também orientada por Larrosa. Nos dois últimos dias, a atriz Magali Biff vai conduzir os ensaios – destinados a adultos – de “Uma Opereta Ignorante para Crianças”.

Clique aqui para mais informações.

“Ensaios Ignorantes”

Quando: De quarta (28) a sábado (31), às 14h30.

Onde: Sesc Interlagos

(Dia 28, no Teatro; dia 29, no Viveiro de Plantas; dias 30 e 31, na Aldeia Lúdica)

Avenida Manuel Alves Soares, 1.100 – Parque Colonial

Texto: Leadro Nunes