EN | ES

Encontros Notáveis

Publicado em: 28/01/2011 |

Promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em comemoração aos seis meses de lançamento da Escola, o fórum Encontros Notáveis, cujo tema foi O Ser Humano, a arte e a Sociedade, reuniu nomes conceituados entre os dias 25 e 28 de maio de 2010 no Teatro Aliança Francesa, localizado no centro de São Paulo.
 

A escritora Adélia Prado abriu o projeto. Com mediação do jornalista e crítico Jefferson Del Rios, a autora falou da importância do teatro, definiu arte e ressaltou a relevância das obras perante seus autores, além da capacidade de transformação humana recorrente da experiência artística.
 

No dia seguinte, o evento recebeu a Monja Coen, missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo, com sede no Japão, que falou de questões sobre a conscientização e a transformação individual que podem modificar a realidade do mundo contemporâneo.
 

Com o tema Meio Ambiente e o Cidadão do Futuro, o terceiro dia contou com a presença do Cacique Timóteo Verá Popyguá e de Casemiro Tércio Carvalho. O Cacique explanou sobre aspectos relevantes da política socioambiental brasileira. E Casemiro relatou como o padrão de consumo do indivíduo interfere na qualidade ambiental do coletivo.
 

Encerrando o evento, no dia 28, Antunes Filho, um dos mais importantes encenadores brasileiros, abordou a hierarquia no teatro. Fez um paralelo entre o ator e o estereótipo, com o intuito de revelar os conceitos artísticos e filosóficos que permeiam o método de criação. 
 

Veja os vídeos do encontro na Galeria Multimídia.