Encontros de Estudos da Palhaçaria: espaço de discussão da linguagem do palhaço

Publicado em: 10/07/2014 |

Números, cenas e rodas de conversa são algumas das ações que integram os Encontros de Estudos da Palhaçaria, evento que ganhará continuidade na próxima segunda-feira (14), às 14h30, na Lona Circo Paratodos, com entrada gratuita.

Idealizado por Bianka Bélaváry, ex-aprendiz de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, os Encontros nasceram “a partir dos anseios e da necessidade de desenvolver, compartilhar e aprender mais sobre a linguagem do palhaço”, como ela explica. Rodrigo Bella Dona, também ex-aprendiz de Humor da Escola; Pedro Fontana, da Cia. dos Tortos; e João Donda, integrante da Cia Capadócia e dono do Circo Paratodos, são parceiros na realização e desenvolvimento do projeto.

Realizados semanalmente – sempre às segundas-feiras, nesse mesmo horário –, os Encontros reúnem pesquisadores, estudantes, profissionais e/ou interessados pelo estudo do palhaço e seu universo em geral dispostos a compartilhar entre si ideias, experiências, números, cenas, filmes, textos e outros tipos de materiais que dialoguem com esta linguagem.

Depois, ao final da contemplação dos materiais apresentados, são promovidas rodas de conversa que contam com um mediador e fazem reflexões acerca do que foi visto, de acordo com a experiência e conhecimento de cada um sobre a palhaçaria.

“Não temos como objetivo estabelecer um modo único de pesquisa e sim compartilhar o de todos. O público que participa é rotativo, ou seja, pode frequentar os encontros com livre e espontânea vontade”, afirma Bianka.

Interessados em apresentar números ou cenas próprias com esta linguagem devem apenas preencher uma ficha de inscrição que pode ser adquirida por meio do e-mail [email protected] (enviar com o assunto “Inscrição de números”).

A ideia dos organizadores é dar continuidade ao projeto até o meio do ano que vem, com interesse de prorrogar ainda mais esse prazo.

Mais informações na fan page do projeto no Facebook.

Encontros de Estudos da Palhaçaria

Quando: Dia 14 de julho, das 14h30 às 17h