EN | ES

Encontro Reuniu Profissionais do Teatro para Discutir Tecnologia

Publicado em: 12/04/2011 |

 

O encontro internacional de tecnologia teatral Manhãs Iluminadas reuniu profissionais das artes cênicas, além de especialistas e técnicos, para debater os conhecimentos sobre tecnologia teatral e agitou a cidade de Curitiba, entre os dias 05 e 07 de abril. 

 

Em sua sétima edição, o evento contou com palestras do dramaturgo e diretor, Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco; da diretora de arte Luciana Bueno; da representante brasileira na Quadrienal de Praga 2011, Aby Cohen; e dos diretores  Marcio Abreu, Roberto Innocente e Jacqueline Daher, entre outros.

 

Ivam Cabral participou de uma mesa redonda sobre tecnologia teatral e sua interação com a direção artística de espetáculos cênicos ao lado dos diretores Marcio Abreu, Roberto Innocente e Jacqueline Daher e com mediação do professor carioca José Henrique Moreira.

 

“Em tempos de internet, século XXI e globalização, é importantíssimo discutir o papel da tecnologia no teatro. E o mais admirável nisso é a possibilidade de enriquecimento artístico e técnico nas áreas de teatro, música e dança e das mais diversas especialidades como iluminadores, cenógrafos, figurinistas, criadores, entre outros. O projeto é uma iniciativa incrível”, revela Cabral, logo após a mesa redonda. 

 

Durante o encontro, além de debates sobre assuntos técnicos da cena, foram abordadas a relação entre o diretor e os profissionais de criação e detalhes sobre a participação brasileira na Quadrienal de Praga de 2011.

 

O evento, patrocinado pela Caixa desde sua segunda edição, tem parceria com o Festival de Teatro de Curitiba e foi organizado pelo núcleo Paraná da Associação Brasileira de Iluminação Cênica (Abric) e pelo núcleo América Latina da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro (Oistatbr), sediado no Brasil. A Oistat é uma organização ligada à Unesco que promove o intercâmbio mundial de conhecimentos na área de tecnologia teatral.