Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro Completa Um Ano

Publicado em: 21/03/2011 |

Formulada com o intuito de mapear o teatro brasileiro e criar o maior e mais completo acervo de verbetes sobre profissionais de teatro em todo o Brasil, a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, hospedada no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, completa, hoje (21/03), um ano de existência.

Tudo começou quando a SP Escola de Teatro formulou um projeto, voltado exclusivamente para o teatro brasileiro, baseado nos moldes da Wikipedia, enciclopédia online e livre que oferece tecnologia para infinitas publicações virtuais em uma plataforma colaborativa.

Utilizando-se dessa plataforma de produção intelectual, artística e técnica, a ideia era oferecer um novo paradigma para a construção e verificação de conteúdos sobre o teatro. Além de compartilhar conhecimento, o projeto pretende resgatar, preservar e organizar a memória teatral brasileira, tendo como objetivo a facilitação das pesquisas de assuntos acerca do teatro no País.

Assim, a pequena equipe que coordenava o projeto, procurou moderadores na própria Wikipedia em busca de informações bibliográficas e indicações de programadores para colocar a ideia em prática. Em um dos contatos, o analista de sistemas Michel Castelo Branco simpatizou-se com o projeto e contribuiu de forma decisiva no processo, resolvendo questões efetivamente da área técnica, como, por exemplo, a migração dos dados para o novo servidor de hospedagem e a instalação de novas funcionalidades para facilitar a manutenção da Enciclopédia.

Nascia então, a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, lançada com 500 verbetes, no Festival de Teatro de Curitiba, dia 21 de março de 2010. Hoje, ao completar um ano de existência, conta com 1.800 verbetes, além de mais de 200 colaboradores esporádicos e voluntários.

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, afirma que uma publicação virtual em plataforma acessível a todos é uma solução atual para compartilhamento de informações. “Em tempos de internet, século XXI e globalização, uma enciclopédia só faz sentido se for virtual e colaborativa. E o mais admirável nisso é a possibilidade da participação efetiva da classe artística na busca por preencher essa lacuna existente na publicação de conteúdos sobre as artes cênicas no Brasil.”

Verbetize-se. Acesse o link e veja como incluir o seu verbete.