EN | ES

Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro

Publicado em: 01/11/2010 |

Lançada em março de 2010, durante o Festival de Teatro de Curitiba, a Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, que já conta com mais de 2.000 verbetes, nasceu com o propósito de documentar e mapear a história do teatro brasileiro. Sua criação prevê ainda o resgate, a preservação e a organização da memória da cena teatral no País, desde as primeiras experiências de palco até os dias atuais.

 

Utilizando a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa criar, adicionar ou melhorar, de imediato, os dados que são publicados, a Enciclopédia conta com várias categorias: artistas (biografias de atores, diretores e/ou técnicos de palco, pesquisadores e críticos), grupos, espetáculos (em cartaz ou não) e espaços teatrais, além também de um espaço para divulgação de eventos que estejam ocorrendo em qualquer cidade do Brasil.

 

Incluir um verbete e na Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:

 
 
2. Na parte superior direita do site, clique no link “Criar uma conta ou entrar”. 
 
3. Clique no logo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, no canto superior  esquerdo, para voltar na página principal.
 
4. Digite o nome do verbete a ser criado/incluído no campo “pesquisa” e clique em “ir”. É imprescindível que o nome digitado na pesquisa, esteja escrito corretamente, respeitando-se letras maiúsculas e minúsculas, assim como acentos.
 
5. Na página gerada, clique no link em vermelho “criar tal página”.
 
6. O próximo passo é digitar todo o conteúdo do verbete no espaço de edição.
 
7. Cada verbete pode e deve estar associado a uma ou mais categorias. Para fazer esse link, é necessário atenção à grafia das categorias já cadastradas. Basta digitar o código [[categoria: +área de atuação]]. Exemplo:  [[categoria: palhaços]]
 
8. Clique em “Salvar Página” abaixo da caixa de edição.
 
Pronto, seu verbete já faz parte da Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro! E está disponível para edição e consulta.
 
Você também pode enviar o material a ser incluído ou tirar dúvidas pelo e-mail [email protected].