Enciclopédia reúne dados sobre teatro nacional

Publicado em: 27/07/2010 |

O que era a pesquisa antes do Google? Quem nunca recorreu à Wikipédia para saber mais a respeito de datas, nomes e acontecimentos? O teatro também já faz parte dessa realidade e não há como reverter o processo de inseri-lo na rede mundial. Exemplo disso é o lançamento da Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro, realizado durante a 10ª edição do Festival Internacional de Rio Preto.

A iniciativa da SP Escola de Teatro reúne atualmente 800 verbetes relacionados a artistas, diretores, dramaturgos, espetáculos que estão ou já estiveram em cartaz e espaços teatrais presentes no Brasil. E esse é só o começo, uma vez que, ao usar o mesmo sistema da Wikipédia, é possível acrescentar e editar os verbetes ad infinitum.

“A enciclopédia tem como foco principal o resgate, a preservação e a organização da memória da cena teatral brasileira. A ideia é catalogar nesse instrumento o máximo de artistas de todas as partes do País, sejam eles iniciantes ou nomes consagrados da dramaturgia nacional”, explica o gerente de conteúdo da SP Escola de Teatro, Expedito Araujo.

O conteúdo começou a ser adicionado neste ano e, em Rio Preto, atores, atrizes, diretores e outros nomes relacionados ao teatro puderam acrescentar pessoalmente seus nomes à base de dados da enciclopédia. Essa adição, no entanto, pode ser feita em qualquer parte do País, de acordo com Araujo. Ele afirma ainda que, antes de ser disponibilizado para a rede, o conteúdo passa por edição e averiguação feitas por um moderador.

“Hoje, o principal objetivo é o compartilhamento do conteúdo das artes cênicas. Futuramente, pretendemos publicar informações relacionadas a conteúdo como artigos e ensaios. Não há mais como não dialogar com a tecnologia, por isso essa iniciativa tem o potencial de se tornar uma referência em pesquisa no que diz respeito à cena teatral do Brasil”, avalia Araujo. O site pertence ao sistema de código aberto da Wikipédia. Para acessá-lo, basta digitar www.spescoladeteatro.org.br/enciclopedia.

(São José do Rio Preto, 24 de Julho, 2010. Por Vívian Lima e Ariana Pereira)

Leia aqui a matéria na íntegra