Em cartaz na sede Roosevelt, peça homenageia mulheres ignoradas pela sociedade

Publicado em: 19/09/2018 |

Mulheres que tiveram sua importância histórica diminuída estão no centro do espetáculo “Para Não Morrer”, que cumpre temporada na SP Escola de Teatro entre 21 de setembro e 8 de outubro. Inspirada no livro “Mulheres”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, a peça, estrelada pela atriz Nena Inoue, tem sessões de sexta a segunda, com ingressos por R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).

Foto: Marcelo Almeida/Divulgação

Concebida e dirigida por Nena, a montagem traz uma mulher que se apropria da palavra no palco e passa a relembrar personagens, célebres ou anônimas, cujos atos são vistos hoje como resistência à opressão. Em cena, a atriz cita figuras como Sherazade, Josephine Baker, Rosa de Luxemburgo e Olga Benário.

As histórias contadas evocam temáticas femininas e feministas, atreladas a questões políticas e sociais ainda pertinentes à atualidade. Mais que uma homenagem, a encenação busca dar voz e manter vivas mulheres — negras, indígenas, mães, filhas e avós — violentadas, torturadas, assassinadas e, por fim, esquecidas.

Inspiração do espetáculo, o livro “Mulheres”, publicado em 1997, foi escrito por um dos principais nomes da literatura latino-americana e, assim como Galeano, a encenação busca dar destaque a personagens da América Latina. Jornalista e dramaturgo, Francisco Mallmann assina o texto da peça.

Encenado pela primeira vez em 2017, “Para Não Morrer” recebeu cinco indicações ao Troféu Gralha Azul, um dos mais importante prêmios do Paraná, e foi apresentado também no Festival de Teatro de Curitiba, a principal mostra do estado. No passado, Nena Inoue recebeu Prêmio de Melhor Atriz de 2017, do Governo do Estado do Paraná.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador