Em Busca de um Mundo Melhor

Publicado em: 22/02/2011 |

Bicicletário, plantio de mudas e árvores, um cachorro, reutilização de papel sulfite e coleta seletiva são algumas das personagens da história que transforma a SP Escola de Teatro – Centro e Formação das Artes do Palco em uma Escola Verde.

Em abril de 2010, a SP Escola de Teatro implantou um bicicletário na entrada principal do prédio com o intuito de contribuir não só para que os aprendizes melhorem sua qualidade de vida, como também, andando de bicicleta, cooperem para a sustentabilidade da cidade.

Esta iniciativa marcou o início do projeto que pretende transformar a Instituição em uma Escola Verde. Consciente de seu papel perante à sociedade, a SP Escola de Teatro também se preocupa com o meio ambiente e, deste modo, suas outras contribuições foram simples, porém significativas. Entre elas, ainda no mesmo ano, foi tomada a decisão de não utilizar mais copos plásticos descartáveis.

Segundo Ivam Cabral, diretor artístico da Escola, no princípio, a ideia era simplesmente criar um ambiente ecologicamente correto, assim, ações dessa natureza começaram a ser implantadas na Escola. Mas a questão ambiental tomou corpo, passou a ser discutida nos Cursos Regulares e surgiram outros inúmeros projetos que levam em consideração que ser “ecologicamente correto” também é estimular a cultura, a leitura, respeitar o próximo e suas escolhas e, sobretudo, contribuir para um mundo melhor e mais harmonioso.

As ideias são muitas e outras virão. Novos procedimentos foram adotados como lei de trabalho na SP Escola de Teatro, como a utilização do papel sulfite frente e verso, o aproveitamento de rascunhos e a impressão de documentos e imagens somente quando extremamente necessário.

Dando continuidade a essas ações, a SP Escola de Teatro passa a contar, também, com sistema de coleta seletiva nos corredores de toda a Escola, em 2011. E, para facilitar a adesão de todos, queremos propor algumas normas de conduta para auxiliar no trajeto de criação de uma Escola Verde.

1. Ao lavar suas mãos e rostos procure ficar atento ao fechamento da torneira e a quantidade utilizada de papel toalha;
2. Contribua para manter a limpeza do banheiro, dando descarga e colocando o papel higiênico no local adequado, isto é, no lixo;
3. Para beber água, carregue sempre com você um squezze, garrafinha, copo ou caneca;
4. Ajude e estimule a coleta seletiva, utilizando adequadamente os cestos de lixo.

Curiosidade:
Sabia que o plástico demora cerca de 200 a 450 anos para se decompor na natureza? Reflita: Se cada pessoa usa o copinho plástico uma vez e já o descarta, quantos copinhos mais essa mesma pessoa usará por dia? Multiplique esse número pela quantidade de aprendizes, funcionários e inúmeras visitantes da Escola e faça as contas.

Junte-se a nós em respeito à natureza.