EN | ES

Em busca da Utilização da Performance

Publicado em: 11/02/2011 |

O escritor e pesquisador Lucio Agra realiza colóquio, nos dias 10 e 11/2, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, para coordenadores e formadores dos Cursos Regulares. O tema a ser debatido e a performance e como ela pode ser introduzida nos cursos durante o ano.
 

Agra, que é natural de Recife, PE, cresceu em Petrópolis, RJ, e há mais de dez anos radicou-se em São Paulo onde vive e trabalha, graduou-se em Letras na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e concluiu seu Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC (Pontifícia Universidade Católica) em São Paulo.
 

O escritor desenvolve, junto com seu grupo de trabalho Territórios e Fronteiras, pesquisas e investigações sobre os campos de amplificação da performance no mundo contemporâneo.
 

Para o coordenador do curso de Direção, Rodolfo García Vázquez, é um desafio aplicar o conceito em meio a tanta técnica. “Há uma tradição do domínio técnico, tornando complicada a implementação da perfomance”, diz Vázquez.
 

Já o coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco, J. C. Serroni, preocupa-se com a definição do termo e com a aplicação do conceito. “Performance não tem lugar definido. Pode ser feita em qualquer lugar. É difícil chegar a uma conclusão sobre o que é”, afirma
 

Os colóquios continuam até sexta-feira (18/02) e contarão ainda com a participação de Elena Vassina, pesquisadora e professora russa, que abordará a obra do dramaturgo Anton Tchecov.