A Cia. Sobrecéus, composta por egressos e estudantes da SP Escola de Teatro, está oferecendo oficinas e intervenções artísticas no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns, antigo Complexo Penitenciário Carandiru, até o dia 27 de abril, para a comunidade local e pessoas interessadas.
As ações do coletivo “Arte Como Liberdade” foram contempladas no Programa VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O coletivo conta com a participação dos estudantes da SPET Samyra Rios (Direção) e Carol Bigi (Cenografia e Figurino) e dos egressos Alía Martins (Atuação), Rhero Lopes (Direção) e Trindade (Humor).
Com o intuito de realizar atividades artísticas no território do Carandiru e promover a sensibilização e integração da comunidade com o Parque da Juventude, os integrantes oferecem oficinas teatrais e exercícios que promovem a liberdade.
Durante a realização dos encontros, também será produzido um documentário, que será disponibilizado no Youtube, com registros sobre a pesquisa do grupo e as ações realizadas. Aos interessados, as inscrições podem ser feitas neste link.
Serviço
Projeto “Arte Como Liberdade” Com Cia. Sobrecéus
Oficina “Arte no Parque”
Quando: 23 de março de 2024
Horário: 14h
Com Yasmin Rodrigues
Local: Ao lado da ETEC de Artes
Sinopse: O público será convidado a fazer esboços cartoonizados com técnicas de desenho e pintura, inspirados nos grafites do entorno do Parque da Juventude. As produções serão expostas em um varal pensando nas relações, semelhanças e diferenças entre as obras e como elas refletem o território.
Intervenção ”Travessia coletiva: memória e território”
Quando: 26 de março de 2024
Horário: 14h
Com Vitória Savini
Local: Em frente à ETEC de Artes
Sinopse: Os participantes irão atravessar o Parque da Juventude, passando pelas ETECs, Biblioteca São Paulo, Mundo do Circo e Museu Penitenciário, percebendo sons, cores e cheiros, experimentando possibilidades do caminhar e sua relação com a memória.
Oficina “Bordado, retalhos e memória”
Quando: 30 de março de 2024
Horário: 14h
Com Carol Bigi
Local: O Mundo do Circo
Sinopse:
O público será convidado a relembrar memórias sobre o território e, a partir delas, escrever palavras que expressem essas histórias e que serão bordadas em retalhos de tecido. Os retalhos e as palavras irão compor uma memória coletiva que será exposta no final da oficina.
Oficina “Preparando pra voar”
Quando: 06 de março de 2024
Horário: 14h Com Lara Corneta
Local: O Mundo do Circo
Sinopse: Oficina de construção de pipas visa a troca de saberes com jovens da região, pensando nas relações de território antes e depois da criação do Parque da Juventude. As pipas serão o ponto de partida para diálogos sobre a importância histórica do território.
Intervenção “Dia do Pipaço”
Quando: 13 de março de 2024
Horário: 14h
Com Mayra Guanaes
Local: Em frente à ETEC de Artes
Sinopse: Nesta instalação serão penduradas 111 pipas em memória às vítimas do massacre do Carandiru ocorrido no dia 2 de outubro de 1992. O público será convidado a ativar a instalação, pendurando as pipas que ficarão expostas no espaço por uma semana.