Egresso e estudantes da SP Escola de Teatro assinam figurinos do espetáculo musical “Codinome Daniel”

Publicado em: 28/02/2024 | por: Ethieny Karen

O Núcleo Experimental homenageia em seu novo trabalho o jornalista Herbert Daniel.

A egressa da SP Escola de Teatro, Ùga Agú, e os estudantes de cenografia Cauã Stevaux e Mariana Nascimento estão responsáveis pelos figurinos do espetáculo musical “Codinome Daniel” do Núcleo Experimental.

Ùga iniciou seus trabalhos como estagiária no espetáculo “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” e atualmente assina os figurinos de “Codinome Daniel”, a convite do diretor Zé Henrique de Paula. “Foi um grande desafio profissional onde pude me aprofundar na poesia, colaborando na construção estética de personagens tão importantes para nossa história de resistência brasileira”, expõe.

Os estudantes da SP, Mariana Nascimento e Cauã Stevaux, atuam como assistentes de figurino na peça. Nascimento destaca que participar do processo de “Codinome Daniel” foi mais do que um estágio: “Foi um honorável vislumbre de como uma equipe funciona bem quando unida por uma relação de respeito mútuo”.

O processo criativo foi permeado por trocas, aprendizados e generosidade, conforme destaca Stevaux: “Contribuir para a construção desse projeto, que dá voz a nomes tão importantes, é motivo de uma gratidão imensa para mim”.

Sobre o espetáculo

O Núcleo Experimental presta homenagem em seu novo trabalho ao jornalista Herbert Daniel (1946-1992), ativista LGBTQIAPN+ e defensor dos direitos das pessoas com HIV/Aids. Militante na luta armada durante a ditadura militar, Herbert Daniel chegou a ser um dos homens mais procurados do Brasil nos anos 70. Após voltar do exílio, descobriu ter Aids e fundou um dos grupos mais importantes até os dias de hoje na assistência àqueles que vivem com HIV, o Pela VIDDA.

“Codinome Daniel” é a terceira parte da chamada “Trilogia Para a Vida”, junto com os espetáculos “Lembro todo dia de você” e “Brenda Lee e o palácio das princesas”. Como fio condutor das três peças está um conjunto de discussões e pontos de vista a respeito da questão do HIV/Aids no Brasil, desde a década de 80 até os dias de hoje.

Temporada: 12 de janeiro a 4 de março de 2024

Sextas, sábados e segundas, às 21h, e domingos, às 19h

Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Venda pelo site Sympla

Classificação: 12 anos

Duração: 2h45 (com intervalo)

Dramaturgia e Letras: Zé Henrique de Paula

Música original: Fernanda Maia

Direção: Zé Henrique de Paula

Direção musical: Fernanda Maia

Elenco: Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.

Assistência de direção musical: Guilherme Gila

Assistência de direção: Rodrigo Caetano

Cenografia: César Costa

Figurinos: Úga Agú e Zé Henrique de Paula