Egressa de Dramaturgia da SP Escola de Teatro se apresenta no 1º Ciclo de Leituras Dramáticas do Prêmio Antunes Filho

Publicado em: 29/09/2023 | por: Ethieny Karen

"Eu Sou Thelma e Ela é Minha Louise". Foto: Rogério Leme

“Eu Sou Thelma e Ela é Minha Louise”. Foto: Rogério Leme

“Eu Sou Thelma e Ela é Minha Louise”, o novo trabalho da RIMA Coletiva, é um dueto criado por Rita Batata e Mariana Leme, tendo como tema central a amizade entre mulheres.

Este é o primeiro texto dramatúrgico escrito por uma mulher a compor o Ciclo de Leituras Dramáticas do Prêmio Antunes Filho. A peça terá leitura encenada no Teatro Itália Bandeirantes, dia 4 de outubro, às 20h, com entrada franca.

Além da atuação, Rita Batata é responsável pela dramaturgia, enquanto a encenação fica a cargo de Mariana. Rita é estudante egressa de dramaturgia da SP Escola de Teatro.

Há mais de 30 anos, estreava nos cinemas “Thelma & Louise”, que marcou uma geração ao apresentar a amizade inabalável das personagens. Esse icônico filme serviu como inspiração para a criação de uma dramaturgia original, cuja pesquisa foi desenvolvida através do edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

O processo criativo ocorreu em mútua colaboração com uma equipe inteiramente feminina.

Sinopse
A peça aborda a amizade entre mulheres por meio da trajetória de Vera e Madu que se inicia nos anos 90. Ao longo das décadas, a história acompanha suas filhas, Teresa e Luiza, até chegar a 2020. Assim como no filme “Thelma & Louise”, um abuso sexual altera o rumo de suas vidas. Esta não é uma obra de autoficção, tampouco uma versão teatral do filme. O novo espetáculo da RIMA Coletiva, um dueto criado por Rita Batata e Mariana Leme, constitui uma dramaturgia original tecida numa gama de histórias de mulheres, enquanto investiga as linguagens da cena contemporânea. À semelhança do voo final de Thelma e Louise, as personagens da peça se lançam no futuro que teriam vivido se não tivessem enfrentado tal violência.

Onde: Teatro Itália Bandeirante, Av. Ipiranga, 344, República.
Quando: 04 de outubro, quarta-feira.
Ingressos: gratuitos

Idealização e Produção: RIMA Coletiva
Dramaturgia e Atuação: Rita Batata
Direção e Atuação: Mariana Leme