A egressa do curso de Cenografia e Figurino Cynthia Cirqueira, da SP Escola de Teatro, junto com o Coletivo Por Dentro SP, estão oferecendo oficinas de artes plásticas e visuais para o CASA Chiquinha Gonzaga, centro de atendimento feminino da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) localizado na Mooca, em São Paulo, com o intuito de passar os conhecimentos adquiridos durante o curso na SPET.
Serão oito encontros para duas turmas de jovens internadas no CASA Chiquinha Gonzaga, em que elas aprenderão pinturas em ecobags, manuseio de cerâmica fria, pintura em quadros. Ao final, elas apresentarão suas criações das obras feitas por meio de um portfólio.
“O nosso propósito é fazer com que as meninas possam ter a oportunidade de conhecer e explorar a arte, a fim de ajudá-las em sua ressocialização. Eu obtive muita influência da SPET na minha formação humana. Assuntos incômodos para muitos sempre foram levantados durante os dois anos letivos, e o “olharmos para o invisível” nunca foi uma opção, mas sempre uma obrigação,” ressalta Cynthia.
As oficinas só são possíveis porque Cirqueira e seu coletivo foram contemplados pelo EDITAL PROAC Nº 43/2023, do PROAC (PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL).
A SP Escola de Teatro também oferece oficinas para os adolescentes em internação jovens em internação nos CASAs Rio Paraná e Topázio, do Complexo do Brás, como parte das atividades de contrapartida do Programa Oportunidades da instituição.