EN | ES

ECUM | Presença e Palavra

Publicado em: 29/10/2010 |

Começa nessa segunda-feira (1º), a extensão paulista do Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas (Ecum) em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com palestras e conferências com os artistas-pedagogos russos Anatoli Vassiliev, Alexey Levinskiy e Tatiana Stepantchenko.

 

O teatro é uma experiência que se apoia na relação direta entre os seres humanos. E a formação do ator não poderia ser diferente, pois ela depende do antigo sistema de relação mestre-aluno. Os textos escritos podem fixar muitos princípios, mas a presença viva de um mestre é essencial.

 

Munidos por essa ideia, o Ecum abriu, no sábado (23), seu projeto de oficinas e conferências em Minas Gerais, com uma solenidade na Fundação de Educação Artística, na cidade de Belo Horizonte.

 

O homenageado deste ano é um dos mais importantes especialistas em teatro russo do Brasil, o semiologista e teórico do teatro Jacó Guinsburg. “O que mais salta aos olhos e chama a atenção no trabalho do professor, é que ele não é um mestre explicador, ele é um mestre questionador”, explica Maria Thaís, curadora do evento.

 

O evento foi aberto por uma mesa de discussão que reuniu, além de Guinsburg, um grupo de peso formado por Jean-François Dusigne (professor, ator e diretor, formado pela Escola de Jacques Lecoq e diplomado pela Académie de Psychothérapie Et de Sophrologie, de Paris); Maria Thaís ( professora, pesquisadora do Departamento de Artes Cênica na ECA/USP e consultora pedagógica da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco);  Guilherme Marques (coordenador geral do Ecum); Ana Teixeira e Fernando Mencarelli (coordenadores pedagógicos do projeto) e Tato Consorti (representante da SP Escola de Teatro).

 

Esse encontro estabeleceu uma primeira ponte entre os convidados e os participantes da oficina e, segundo Consorti, “foi uma celebração à nova edição do Ecum, um movimento importantíssimo para a formação em artes cênicas e que celebra a figura do Guinsburg, um grande intelectual, uma figura plural que contribuiu para o teatro em muitas instâncias”.

Guinsburg emigrou para o Brasil em 1924. Na juventude, acompanhou o movimento intelectual e político do País e interessou-se pelo trabalho teatral na coletividade judaica, bem como pelo processo de renovação do teatro brasileiro. Escreveu na imprensa paulista e carioca sobre literatura nacional e internacional e colaborou em revista da comunidade judaica com artigos no campo das artes e da crítica teatral. Em 1947, ligou-se às atividades editoriais e, em 1965, fundou a Editora Perspectiva. Hoje, é editor de coleções e de obras estruturantes sobre teatro.

O Ecum surgiu como um projeto ambicioso: reunir atores, pesquisadores, artistas e formadores em torno da questão da formação, sem perder de vista que essa questão está relacionada à totalidade do fazer teatral. A ideia é propor encontros que buscam a indissociabilidade entre a reflexão e a prática, pensamento e ação, abordando o ensino das artes cênicas em sua dimensão estética, pedagógica e ética.

Nesta edição o Ecum traz a rara oportunidade de troca com o panorama atual e representativo da tradicional escola russa, famosa pelo vigor e diversidade de suas produções artísticas, que influenciaram não apenas o teatro moderno e contemporâneo como também outros segmentos das artes.

O programa de oficinas e conferências acontece em Belo Horizonte até dia 30 e segue para São Paulo, onde serão realizadas oficinas na SP Escola de Teatro até 5 de novembro. Além das oficinas, cujas vagas foram preenchidas através de processo seletivo que envolveu as coordenações pedagógicas do ECUM e da SP Escola de Teatro bem como a Cooperativa Paulista de Teatro, o evento oferece ao público um programa gratuito de conferências, no Teatro Aliança Francesa.                
 
A lotação do teatro é de 227 lugares e os interessados devem retirar os convites na bilheteria, com uma hora de antecedência.         

Confira a programação:

Quarta-Feira, 3 de novembro de 2010

19h às 20h30

Conferência: Alexey Levinskiy
Biomecânica de Meyerhold: O Treinamento Psicofísico para o Ator Dramático
 

20h30 às 22h

Conferência: Tatiana Stepantchenko
O Ator-Criador: Vetor Principal do Processo de Desenvolvimento da Direção – Análise e Exemplos Práticos do meu Trabalho de Direção

 
Quinta-Feira, 4 de novembro de 2010
 19h às 21h

Conferência: Anatoli Vassiliev
O Que Significa ‘O Estudo’? A Passagem da Prática Psicológica da Situação à Prática Conceitual e Lúdica