EN | ES

ECUM – Centro Internacional de Pesquisa Sobre Formação em Artes Cênicas

Publicado em: 23/08/2010 |

Anatoli Vassiliev, um dos principais encenadores da Rússia nos últimos 20 anos e responsável pela criação da Escola de Arte Dramática em Moscou, é um dos três artistas pedagogos que ministrará, ao lado de Alexey Levinskiy e Tatiana Stepantchenko, oficinas e conferências gratuitas em São Paulo. Fruto de uma parceria entre o ECUM – Centro Internacional de Pesquisa Sobre Formação em Artes Cênicas e a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o evento será realizado entre os dias 1º a 5 de novembro. A partir de hoje (23), estão abertas as inscrições. Confira abaixo a programação. 


 
Segundo Maria Thaís, curadora convidada do evento e consultora pedagógica da SP Escola de Teatro, um dado fundamental do ECUM é a formação de um centro de estudos com encontros que se dedicam a reflexão da pedagogia do teatro. “Hoje temos uma grande difusão dessa pedagogia, mas não temos uma prática de reflexão sobre o tema. A pedagogia russa é referência há anos no teatro, há grande interesse nas obras dos mestres russos e ela está muito bem representada pelos convidados que vão realizar as oficinas e conferências. Afinal, eles são pessoas que estão atuando no teatro na Rússia e em todo mundo, como formadores e como artistas.”
 
 

Oficinas:
 
1.       Iniciação à Biomecânica, com Alexey Levinskiy


De quais saberes um ator contemporâneo necessita? Quais técnicas podem ajudá-lo a adquirir estes saberes? Esta oficina propõe estudar os elementos práticos da biomecânica e, paralelamente, um trabalho sobre as pesquisas de Meyerhold, por meio de comentários de textos, imagens e vídeos sobre o movimento cênico e a biomecânica. O objetivo é levar os atores a sentir e a compreender como a biomecânica pode ajudá-los na conscientização do tempo e do espaço cênico, ensinar um caminho para o equilíbrio e a coordenação.


 
Alexey Levisnkiy é ator, diretor e professor. Premiado com o State Prize, foi graduado pelo School-Studio of MkhAT em 1969. Um dos atores líderes do Satire Theatre, em Moscou, nos anos 70. Começou a estudar a biomecânica com Nicolai Georgyevich Kustov, antigo colega de Meyerhold e professor de biomecânica na escola GosTIM,  nos anos 30. Em 1979, formou-se no GITIS Higher Directors’School. Levinsky atuou em peças escritas por Ostrowsky, Beckett, Molière, Brecht, Shakespeare e outros. Atualmente, trabalha como ator e diretor nos teatros OKOLO e Ermolova em Moscou, e ministra master classes de biomecânica na Áustria, Alemanha, EUA, Holanda e Reino Unido, entre outros países.


 
Vagas efetivas: 16 atores | Vagas ouvintes: 6 ouvintes
 

2.       A Análise Ação ou Como se Servir, com Tatiana Stepantchenko


Esta oficina pretende oferecer as chaves para a prática do “Método de Ações Físicas” ou a “Análise da Peça pelas Ações Físicas”, que constituem a base da Escola Russa Moderna do Ator. Um método conjunto para o ator e o diretor que se apóiam sobre uma síntese das pedagogias de Michael Tchecov e Maria Knebel. Na ação psicofísica, pertinente e justificada enquanto motor do jogo. Um dispositivo de trabalho onde o ator e o diretor estão intimamente ligados em cena e constituem uma entidade ativa encarregada de desenvolver conjuntamente o personagem e desenvolver a ação dramática em uma determinada dramaturgia. 


 
Tatiana Stepantchenko é atriz e diretora formada no GITIS de Moscou sob a direção de Maria Knebel (antiga aluna de Stanislavski e assistente de Michael Tchecov). Tem carreira de atriz na Rússia, na Alemanha e na França. No momento, atua em Moscou interpretando “Fedra”, de Marina Tsvetaeva, também dirigiu diversos espetáculos na França e na Alemanha. Como pedagoga, dirige seminários de formação em Munique (Academia Superior de Teatro – Prinzregen Theater), em Essen (Folkwanghochschule) e na França, (Estúdio Phénix), entre outros centros de formação na França, Itália, Alemanha e Polônia.


 
Texto de trabalho: A Gaivota de Tchecov.
Pré-requisitos para os participantes: é necessário ter preparo físico.
Vagas efetivas: 15 atores e 5 diretores | Vagas ouvintes: 4 ouvintes


 
3.       O Texto Literário e a Improvisação, com Anatoli Vassiliev | Assistente: Natacha Isaeva


O workshop gira em torno de uma mesma problemática que pode ser traduzida a partir dos seguintes temas: “O Texto Duro e a Liberdade” e “O Texto do Autor e a Passagem para o Texto Cênico”.


 
Anatoli Vassiliev formou-se em direção teatral no Instituto de Artes do Teatro (GITIS) de Moscou, onde foi aluno de Maria Knebel. Depois de sua formatura, dirigiu várias companhias de teatro na capital da Rússia. Em 1987, abre seu teatro-laboratório The School of Dramatic Art com o espetáculo “Seis Personagens à Procura de um Autor”, de Pirandello, que parte em turnê pelo mundo. Com esta montagem, Vassiliev passa a ser aclamado como um dos diretores de teatro mais interessantes de sua geração. Seus espetáculos participaram dos mais importantes festivais internacionais e seu trabalho pedagógico viaja por diversos países. Convidado para trabalhar como diretor em várias companhias européias, ele realizou projetos artísticos com a Academia Experimental de Artes Teatrais, em Paris, e com o grupo do Workcenter, de Jerzy Grotowksi e Thomas Ricahrds. Entre 2004 e 2008, trabalhou como Diretor Artístico do Departamento de Direção Teatral na Escola Nacional de Artes e Técnicas de Teatro – ENSATT, em Lyon. Foi nomeado “The Emerite Master of Arts of Russia” e, na França, “Chevalier des Arts et des Lettres”, “Chevalier des Palmes Academiques”e “Commandeur des Arts et des Lettres”. Em 2008 foi eleito World Ambassador for Theatre para a UNESCO. 


 
Texto de trabalho: “A Gaivota” e “Tio Vânia”, de Anton Tchecov.
A base teórica deste trabalho pode ser encontrada no livro: “A Un Unico Lettore”, de Anatoli Vassiliev.
Pré-requisitos para os participantes: profissionais com experiência.
Vagas efetivas: 16 atores | Vagas ouvintes: 8 ouvintes 

 

Conferências:

 
1.       Tema: “Biomecânica de Meyerhold: O Treinamento Psicofísico para o Ator Dramático”
Conferência: Alexey Levinskiy
Data e Horário: Quarta-Feira, 3 de novembro de 2010, das 19h às 20h30


2.       Tema: “O Ator-Criador: Vetor Principal do Processo de Desenvolvimento da Direção-Análise e Exemplos Práticos do meu Trabalho de Direção”
Conferência: Tatiana Stepantchenko
Data e Horário: Quarta-Feira, 3 de novembro de 2010, das 20h30 às 22h


3.       Tema: “O que Significa ‘O Estudo’? A Passagem da Prática Psicológica da Situação à Prática Conceitual e Lúdica”
Conferência: Anatoli Vassiliev
Data e horário: Quinta-Feira, 4 de novembro de 2010, das 19h às 21h

 

Ficou interessado? Preencha a ficha disponível no site  www.ecum.com.br e envie para o email: [email protected] junto com uma carta de motivação e o seu currículo. As oficinas serão realizadas na SP Escola de Teatro e as conferências, no Teatro Aliança Francesa. Mais informações aqui (http://www.ecum.com.br/