E nas Férias?

Publicado em: 25/07/2011 |

Após um semestre de muito estudo e trabalho, os aprendizes merecem um descanso. Mas o que fazer nas férias? Para aproveitar muitos programas culturais em julho, acompanhe as dicas de artistas convidados, formadores e coordenadores dos Cursos Regulares da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Raul Barretto, ator, palhaço e coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro indica a exposição “O Retorno do Desejo Proibido”, da artista plástica Louise Bourgeois, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que pode ser vista até 28/08, de terça a domingo, das 11h às 20h. A exposição terá entrada franca e reunirá mais de 100 obras da artista, de 1942 a 2009.

A mostra, que passou pela Fundação Proa, em Buenos Aires, e depois se dirigirá ao MAM do Rio de Janeiro, relaciona seu trabalho a alguns conceitos da psicanálise, como é o caso da pintura “A Alimentação”, em que se vê um seio gigante amamentando um homem-bebê, e da instalação “A Destruição do Pai”, que representa o progenitor devorado pelo pai.

Entre suas obras, podemos encontrar desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações, sempre marcados por toques surrealistas, recordações da infância e elementos psicanalíticos (representações fálicas e sexualidade).

Para a artista residente Bete Dorgam é “obrigatório” assistir à peça “45 minutos”, protagonizada por Caco Ciocler e dirigida por Roberto Alvim, artista residente do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

O monólogo tem a missão de entreter o público, durante 45 minutos, sem o suporte de cenário, trama ou sequer um texto predeterminado. O espetáculo estará em cartaz, no Centro Cultural São Paulo, até 14/08, de quinta a sábado, às 21h00, e aos domingos, às 20h.

Para fechar a programação de férias, a formadora Dani Biancardi aconselha os aprendizes a exercitarem algo em casa: a meditação. “Os aprendizes de humor são muito agitados. Seria legal eles meditarem, para praticar a concentração.”

Para mais informações:

Exposição “O Retorno do Desejo Proibido”

“45 Minutos”

Foto: Arquivo SP Escola de Teatro