É Carnaval, Ninguém Leva a Mal!

Publicado em: 11/01/2013 |

Por Óscar Silva*

“Por esta altura do ano, na minha terra, o que mais se ouve é: ‘É carnaval ninguém leva a mal!’”.

Como agora estou vivendo no Brasil, este ditado não faz muito sentido, mas ao mesmo tempo faz todo o sentido. Em Portugal, este ditado é a desculpa para se tirar a roupa e dançar. E, no Brasil, não há desculpas!!! Não quero ser pejorativo, nem estou afirmando que todos andam nus pelas ruas.

Mas, por meio da parceria entre a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e a Escola de Samba X-9 Paulistana, que prevê, para este ano, ações de membros da agremiação na SP Escola de Teatro e vice-versa, tive a oportunidade de assistir aos ensaios e de desfilar no Anhembi. E se é carnaval e ninguém leva a mal, cheguei à seguinte reflexão dia desses: “Se a culpa de haver negros no Brasil é de Portugal, então: Obrigado, Portugal, por me teres dado a oportunidade de ter conhecido negras que ao sambarem declamam poesia com a ‘Bunda’!”.

*Óscar Silva é ator, diretor e dramaturgo, além de assistente da diretoria executiva da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco