EN | ES

Duas Décadas de Risos

Publicado em: 09/09/2011 |

O aniversário de cinco anos da fundação do Espaço Parlapatões será comemorado com a estreia de “Ridículos Ainda e Sempre”, no domingo (11), espetáculo que também celebra a trajetória de 20 anos do coletivo. O elenco é composto por Hugo Possolo – que ainda assina a direção –, Jaqueline Obrigon, Abhiyana, Hélio Pottes e Raul Barretto, este último, coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Baseada em um texto do poeta surrealista russo Daniil Kharms, a montagem traz ao palco cinco atores que interpretam uma série de personagens, cada uma em situações distintas. A princípio, elas não parecem ter uma conexão entre si, até que torna-se possível encontrar alguns fatores em comum, como a ideia de descoberta e a solidão, entre outros, fazendo o público se identificar com a humanidade que transparece em todas as cenas. Para Barretto, “Ridículos Ainda e Sempre” é composto por “várias pequenas peças”.

 

Para marcar a data especial para o grupo, os Parlapatões retomam vários elementos aplicados em trabalhos anteriores. “Fazer rir é o nosso DNA. Sempre temos uma lembrança de algum objeto que fez parte de algum outro espetáculo nosso”, afirma Barretto.

 

O coordenador encara a ocasião como algo incomum na cena teatral nacional. “Completar 20 anos é uma coisa rara. Nossa preocupação é estar sempre nos renovando. Para nós, parece que foram apenas cinco anos. Até chegamos a nos assustar com a quantidade e dimensão do que realizamos”, revela Barretto, que integrou, em 1994, o grupo fundado por Hugo Possolo e Alexandre Roit. 

 

Dentre as várias características e virtudes empregadas com êxito ao longo desses 20 anos, Barretto destaca algumas: “É difícil citar uma ou outra, mas acredito que os nossos principais diferenciais são a força de trabalho, a vontade e a perseverança. Sem isso seria impossível não deixar a peteca cair”.

 

Depois da primeira apresentação, será organizada uma festa de comemoração no local. A peça fica em cartaz na capital até 30 de outubro. Nos meses de novembro e dezembro, segue em turnê pelo interior de São Paulo. 

 

 

Serviço

“Ridículos Ainda e Sempre”

Quando: 11/9 até 30/10. Sábados, às 21h; domingos, às 20h.

Onde: Espaço Parlapatões

Praça Franklin Rosevelt, 158 – Centro

Tel.: (11) 3258-4449

Ingressos: R$ 40

 

 

Texto: Felipe Del