EN | ES

Dramaturgias Urgentes: Brasil, um País de Estrangeiros

Publicado em: 24/10/2012 |

“Somos um país estrangeiro. A cada dia, novos sujeitos adentram ao território por diferentes caminhos e em condições diversas.” O pensamento da historiadora e professora Zilda Marcia Grícoli Iokoi demonstra a importância de debater o tema. E é por isso que o programa Dramaturgias Urgentes, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), foca este assunto em seu terceiro módulo, cujo tema é “Brasil, um País de Estrangeiros”.

 

O projeto engloba concurso de dramaturgia, que recebe textos sobre temáticas concernentes à realidade do País; encontros com pensadores e criadores teatrais sobre os temas propostos, e leituras dramáticas dos textos selecionados em cada etapa do concurso. A curadoria é de Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Esta etapa, que é a terceira das quatro previstas, tem como convidados Claudia Schapira e seu Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que ministram, amanhã (25), um workshop sobre processos criativos, no Teatro do CCBB, com entrada franca.

 

Os interessados em inscrever suas peças sobre o tema desta fase podem enviá-las até 1º de novembro. Os participantes devem ser maiores de 18 anos, de qualquer cidade e o texto deve ter entre 8 e 12 mil caracteres (aproximadamente 20 minutos). O site oficial do evento traz, ainda, textos de especialistas, como o de Zilda Marcia, que podem ser utilizados como referências teóricas para a criação das obras.

 

Nos dias 22 e 29 de novembro, os seis textos selecionados pela comissão de pareceristas, composta por Evill Rebouças, Franz Keppler e Alessandro Toller (formador de Dramaturgia na Escola), serão lidos por Claudia Schapira e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

 

O projeto Dramaturgias Urgentes propõe um olhar crítico sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro e tem caráter fomentador e formativo. Ao longo do programa, que dura até 2013, 130 peças receberão os pareceres técnicos de dramaturgos, auxiliando a formação profissional dos participantes e reforçando a relação entre teatro e público.

 

Serviço

Dramaturgias Urgentes

Quando: A partir de amanhã (25)

Onde: Teatro do CCBB

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro 

Tel. (11) 3113-3651

Entrada franca

www.dramaturgiasurgentes.com.br

 

 

Texto: Felipe Del