Dramaturgia na América Latina: Brasil e Argentina

Publicado em: 04/08/2011 |

A dramaturgia contemporânea no Brasil e na Argentina é tema da discussão de hoje (04/08) no Bate-Papo Online. E, nada melhor que um artista com o conhecimento de causa para comandar esta conversa virtual. Assim, o diretor argentino Hugo Mengarelli, radicado no Brasil há mais de 20 anos, aguarda você, exatamente, às 16h, no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, pronto para dividir seus conhecimentos e ideias.

Graduado em Jornalismo e Educação Artística, Mengarelli realizou curso de cinema e teatro, em sua terra natal, Buenos Aires. Após desembarcar no Brasil, o diretor fez uma especialização em Teoria Geral do Signo, na Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Mestrado em Cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Atualmente, é professor nas áreas de cinema e teatro, diretor teatral e cinematográfico, além de dramaturgo. Faz parte do corpo docente do Departamento de Artes da UFPR, onde realiza estudos no campo da Psicanálise, bem como se preocupa com o estudo da filosofia trágica, áreas que, segundo ele, servem para impulsionar seu trabalho estético teatral. Um dos temas que mais instiga o diretor é o estudo do comediante, como criador que está dentro e fora, simultaneamente, da personagem.

No ano de 1986, Mengarelli recebeu o Troféu Gralha Azul, na categoria Melhor Autor por “O Eucalipto e os Porcos”. Em 1994, dirigiu pelo Teatro de Comédia do Paraná (TCP), a peça “O Incrível Retorno do Cavaleiro Solitário”, da qual também é autor. Já em 1995, a convite da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Hugo Mengarelli funda a Companhia de Teatro PalavrAção, que serviu de inspiração para a criação do núcleo de Teatro Experimental Universitário da UFPR (Teuni).

O Bate-Papo Online é realizado todas as semanas, com convidados diferentes e temas variados dentro da arte. Participar dele é muito fácil e prático. Na ocasião do debate, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat para fazer perguntas aos artistas e descobrir o que eles pensam sobre o teatro. Ficou curioso? Então, não se esqueça, todas as quintas-feiras, das 16h às 17h, aqui no Portal da Escola. Aguardamos você.

Na quinta-feira (11/08), a artista plástica, figurinista e carnavalesca Rosa Magalhães também tem um encontro virtual marcado com os interessados no tema “As Artes Visuais no Teatro e na Escola de Samba”. Participe!

Serviço:
Bate-Papo Online com Hugo Mengarelli
Tema: “Dramaturgia na América Latina: Brasil e Argentina”
Quando: Quinta-feira (04/08), das 16h às 17h
Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat