Do Picadeiro para a Sala de Aula

Publicado em: 12/07/2011 |

Aprenda tudo sobre as trucagens cênicas e as belas histórias e técnicas do pavilhão por meio do curso de Difusão Cultural Melodramas do Picadeiro – Repertório do Pavilhão Chororó, oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

“Chororó com ch e não com x”, ensina Vic Militello, orientadora do curso. “Este chororó a que nos referimos vem do choro, mais precisamente do chororô. O xororó com x é uma espécie de passarinho do qual aquele cantor sertanejo emprestou o nome”, explica.

Durante o curso, os participantes vão trabalhar com textos específicos do circo-teatro vindos direto do baú de lembranças de Vic, que, além de dividir sua herança, pretende ensinar métodos de contação de história, inspirados no teatro de rua como o quântico e o sistema coringa.

Vic nasceu no picadeiro. Filha do palhaço Humberto Militello e da trapezista Dirce Tangara Militello, aprendeu tudo o que sabe sobre a arte teatral e circense com conhecimentos transmitidos por eles e integra as gerações de artistas que se formaram sob a lona dos circos itinerantes brasileiros.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, diz Cora Carolina. E, talvez esta frase possa esboçar um pouco da grande alma dessa artista que, além de toda a sabedoria que conquistou com sua família circense, herdou, também, o sonho por um mundo melhor.

A atriz conta que está muito feliz em integrar o quadro dos novos orientadores do Curso de Difusão Cultural, oferecido pela Escola. “Tudo o que vou repassar e ensinar, eu aprendi com meus pais. Não é mérito meu. E é a sabedoria que me resta hoje”, conclui.

Não é todo o dia que você tem a chance de ter acesso a textos originais do circo-teatro e realizar leituras dramáticas de peças escritas especificamente para a modalidade teatro pavilhão. Raul Barretto, coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro sabe disso. Veja aqui, o depoimento dele sobre o papel de Vic Militello em sua trajetória.

Interessado? Para se inscrever no curso Melodramas do Picadeiro – Repertório do Pavilhão Chororó basta clicar aqui. Aproveite, também, para conferir outros cursos de Difusão Cultural com inscrições abertas. Os cursos são gratuitos e, o melhor, os candidatos podem se inscrever em quantos tiverem interesse. Participe!