Ao ser convidado pelo coletivo Literatura Suburbana para fornecer seus textos a um fanzine, Emerson Alcalde, aprendiz de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, logo escreveu o poema “A Frô”, mas, além desta poesia, outras novidades desabrocharam em sua vida, todas como consequência de sua grande paixão pelo teatro.
Ele conta que, depois deste convite, foi chamado para ministrar uma palestra na EMEF Morro Grande, na Brasilândia, local onde o mesmo coletivo desenvolve um projeto de ensino sobre a África. “Lá relatei um pouco da minha história e de como escrevi e publiquei o livro ‘(A) Massa’. No final da apresentação, falei da minha peça infantil ‘O Boneco de Marcinho’, que neste ano sairá em livro com ilustrações de grafite que já estão prontas, e recitei o ‘Rap do Boneco’, música que integra o espetáculo. Israel, o líder do coletivo, adorou.”
Assim, quando este aprendiz menos esperava, Israel o convidou para encenar sua peça com subsídio do Instituto Sou da Paz – Espaço Criança Esperança. “Foi neste momento que a nossa peça entrou na programação oficial do projeto Criança Esperança. E até demos uma entrevista para a Rede Globo, veiculada pelo jornal Bom Dia SP. O Jornal Nacional também passou um trecho da apresentação”, conta.
“Muita gente viu e comentou. As pessoas aqui do bairro onde moro (Cangaíba), estão muito felizes em ver esta peça circulando em outros lugares, pois aqui já apresentamos bastante e todos a conhecem. Recebi mensagens e ligações e todos perguntavam: ‘O que é isso? A sua peça tá na TV? Como você conseguiu?’”, revela Alcalde, que acredita que esta repercussão é fruto do trabalho que desenvolve há uma década.
Ele explica que, há dois anos, já havia encenado “O Boneco de Marcinho” em espaços de comunidades carentes e que pretende, agora, entrar em cartaz com a peça no circuito comercial da cidade. “Nosso objetivo ainda é – e sempre foi – continuar rodando pelas periferias do Brasil. Temos um projeto futuro de viajar de barco e apresentar nosso trabalho pelas comunidades ribeirinhas do Amazonas”, explica.
Para esse ano, a Cia. Extremos Atos, fundada por Alcalde e pelo ator Fernando Matraga, já tem apresentações agendadas em outros espaços culturais. “A ideia rodar pelos bairros distantes, entre setembro e outubro, e, em novembro, fazer uma temporada no centro, provavelmente no Ágora Teatro, onde já fizemos temporada com a peça ‘Adedota’”, conclui.
Veja Emerson Alcalde em cena com “O Boneco de Marcinho” aqui
Texto: Renata Forato