Diretora da Theatre Academy, da Finlândia, Visita a Escola

Publicado em: 24/05/2013 |

por Ivam Cabral*, especial para o portal da SP Escola de Teatro

Tenho mais boas-novas para contar a vocês. Dando sequência aos intercâmbios com instituições de ensino de arte de outros países, como Cuba, Bolívia, Suécia, Dinamarca e Portugal, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está estreitando laços com a Theatre Academy, de Helsinque, na Finlândia.

Ontem (23) à tarde, Tiina Rosenberg, a reitora da Universidade de Artes de Helsinque, onde a Academia de Teatro está alocada, esteve visitando a nossa Sede na Praça Roosevelt. Depois de conhecer as instalações da Escola, ela reuniu-se comigo, com o coordenador do curso de Direção, Rodolfo García Vázquez; o coordenador pedagógico, Joaquim Gama; Renata Bittencourt, coordenadora da Unidade de Formação Cultural da Secretaria da Cultura; Cássio Santiago, artista residente do curso de Direção, além de Óscar Silva, assessor da diretoria executiva.

Num bate-papo descontraído, falamos mais sobre o nosso método pedagógico, sobre a nossa trajetória e os intercâmbios bem-sucedidos que já realizamos. A conversa foi uma sequência do encontro que eu, Rodolfo e Joaquim Gama tivemos com a reitora da Theatre Academy, Paula Tuovinen, e a chefe do departamento de relações internacionais da instituição, Jonna Sundberg.

Naquela ocasião, saí do encontro com a sensação de que a empreitada havia sido mais bem-sucedida do que poderíamos imaginar. E não é que foi mesmo? Enfim, agora estamos nos acertos finais para fechar mais uma parceira.

Na reunião de ontem, ficou combinado que, a partir do próximo semestre, receberemos na nossa Escola professores da Theatre Academy. E, o melhor, novamente, sem nenhum ônus para a SP Escola de Teatro.

Quem se dedica à pesquisa, não importando a área, sabe da necessidade ímpar dessa troca de experiências, não só profissionais, mas também de vida e, principalmente, de saberes. Neste relativamente pequeno tempo de existência da SP Escola de Teatro, desde sua fundação, tivemos o privilégio de ter contato com técnicas das mais diversas, advindas dessas instituições de intercâmbio.

Assim, temos certeza de que as terras frias da Finlândia vão aquecer ainda mais nossa jornada pela excelência no ensino do teatro contemporâneo no Brasil. Evoé!

*A coluna de Ivam Cabral é publicada às sextas-feiras. Clique aqui para ler outras colunas.

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Uncategorised | 09/ 11/ 2023