Diretor formado pela SP realiza obra audiovisual em homenagem a Clarice Lispector

Publicado em: 08/06/2021 |

Cena do episódio 5 “Segredos para viver”. Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 10, às 20h, o Grupo Claricena lançará um novo capítulo da websérie “Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe”, criada em tributo ao centenário de Clarice Lispector, comemorado em dezembro de 2020.

Intitulado Sobre a Eternidade, o vídeo tem a participação do ator Juan Pedro, e será lançado através das plataformas digitais da companhia (Instagram, Facebook e YouTube).

A investigação do silêncio, a busca da eternidade em coisas simples e como aproveitar a solitude em meio ao isolamento social, são alguns temas que serão retratados neste sexto episódio. O processo de criação teve como base o primeiro capítulo Alegria de Joana, do livro Perto do Coração Selvagem, escrito por Clarice.

“Este episódio retrata a busca do espaço, da pausa, da respiração, a fluidez dos pensamentos do personagem solitário e como ele pode aproveitar esse instante de eternidade. O personagem não tem diálogo com outras pessoas, é apenas ele no ambiente sob a ótica do isolamento.”, destaca o diretor Anderson Vieira, formado em direção pela SP Escola de Teatro.

Cena do Episódio 5. Foto: Divulgação

“Algumas transições das cenas permitem que os movimentos estejam conectados e de maneira bem espontânea e fluida, ao passo que nesses trechos elas se fundem, ocupando o mesmo espaço de tempo. E fica o questionamento: Quanto de espaço o tempo tem? Será o tempo a régua medidora de nossas ações? Li uma vez que não somos nós que temos o tempo, o tempo é que nos tem. Acho que esse episódio traz um pouco disso.”, pontua a diretora de arte Suane Monteiro.

Grupo Claricena

O Grupo Claricena vem desde 2013 investigando os textos e pensamentos de Clarice Lispector nos palcos do teatro, com jogos corporais e materialização da epifania em cena. No repertório, há espetáculos como Espectro – A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos; A Granja dos Corações Amargurados; Adeus, Clarice!; Sobreviver é a Salvação; e Temos Fome. O grupo já participou de diversos festivais, mostras e encontros em Alagoas e Pernambuco.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição