EN | ES

Diretor canadense Robert Lepage traz tetralogia ‘Jogos de cartas’ a São Paulo

Publicado em: 07/10/2014 |

A tetralogia “Jogos de cartas”, de Robert Lepage, ganha o Sesc Santo Amaro neste mês de outubro com seus dois primeiros espetáculos. O diretor canadense traz sua companhia Ex Machina, com 12 integrantes de diversas nacionalidades, para apresentar “Jogos de cartas: espadas” e “Jogos de cartas: copas”, de 11 a 25 de outubro.

 

Inéditas na América Latina, as montagens estrearam em 2012, na Alemanha, e já passaram por Espanha, Inglaterra, Suíça, Austrália e Canadá. Dividida como os naipes do baralho, cada parte da tetralogia se passa em uma época e um lugar diferente do mundo.

 

A obra carrega as principais características do criativo encenador, cuja trajetória foi marcada pela união das artes performáticas às artes digitais, como cinema e videoarte. 

 

Assim, num palco cênico circular que se transforma em múltiplos espaços, “Espadas” trata sobre a guerra, fazendo um paralelo entre duas cidades construídas em desertos: Las Vegas e Bagdá. A peça será apresentada nos dias 11, 12, 14 e 15 de outubro.

 

“Copas”, por sua vez, toma como ponto de partida as relações inter-raciais. Vem à tona a história de uma parte da Argélia colonial, e, de outro lado, também é retratada a França da mesma época. As sessões serão nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro.

 

Para dar início à temporada, o Sesc promoverá amanhã (8), às 20h, um encontro gratuito com Robert Lepage, em que ele falará sobre o processo de montagem de “Jogos de cartas”. Depois, no dia 14 de outubro, às 14h, o diretor musical e compositor da trilha sonora de “Espadas”, Phillippe Bachmann, conduzirá uma discussão sobre a criação musical para espetáculos teatrais. Os ingressos devem ser retirados a partir de uma hora antes das atividades.

 

Serviço

“Jogos de cartas”

Quando: De 11 a 25 de outubro

“Jogos de cartas: espadas”: Dias 11, 12, 14 e 15/10 (sábado, às 21h, domingo, às 18h, terça e quarta, às 21h) – ingressos no site do Sesc.

“Jogos de cartas: copas”: 22, 23, 24 e 25/10, sempre às 20h – ingressos no site do Sesc.

Onde: Sesc Santo Amaro

R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro

Tel.: (11) 5541-4000

Ingresso: De R$ 18 a R$ 60

 

Encontro com Robert Lepage

Quando: Amanhã (8/10), às 20h

Onde: Sesc Santo Amaro

Grátis (retirada de ingressos com uma hora de antecedência)

 

Encontro com Phillippe Bachmann

Quando: 14/10, às 14h

Onde: Sesc Santo Amaro

Grátis (retirada de ingressos com uma hora de antecedência)