Direção Diversificada

Publicado em: 02/08/2010 |

Os aprendizes do curso de Direção terão uma surpresa no retorno às aulas da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Após duas semanas de recesso, as atividades retornam amanhã, terça-feira (3), com o início do Módulo Amarelo. O Eixo Temático será “Elementos do Épico” e o Operador, “Lugar não Identificado para a Atividade Teatral”.

A novidade é que os alunos deverão escolher um componente eletivo dos outros sete cursos realizados na Escola para frequentar durante os próximos dois meses. Dessa forma, eles irão acompanhar as aulas dos outros cursos, aproximando-se dos temas de interesse pessoal de cada um. Pretende-se integrar a formação de um diretor teatral com outras atividades. Amanhã, as vagas disponíveis serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

“Queremos valorizar o trajeto de cada diretor aprendiz. O foco pedagógico dessa junção pretende abordar temas específicos de interesse profissional e estético deles. Se um diretor se interessa mais por iluminação, por exemplo, ele caminhará mais por um lado, e assim por diante”, afirma Rodolfo García Vázquez, coordenador interino do curso de Direção e coordenador do curso de Atuação.

Adalberto Lima, aprendiz de Direção, elogiou a iniciativa. “Achei interessante a proposta. Quero fazer a aula no curso de Técnicas de Palco, pois não pretendo ter uma equipe grande no tipo de teatro que desejo desenvolver no futuro. Dessa forma, o que eu aprender na área poderá resolver possíveis barreiras no futuro”, afirma.

Cada curso abriu um componente que o aluno de Direção poderá optar: Atuação (Atuação no Território do Teatro Dialético); Cenografia e Figurino (Práticas de Maquetes e Protótipos); Dramaturgia (Seminários Temáticos); Iluminação (Mesas de Controle – Avolite, ETC, Jands/Grand MA, Analógica); Humor (Elementos do Cômico); Sonoplastia (Dramaturgia Sonora); e Técnicas de Palco (Desenho Técnico, Leitura de Projetos e Maquetes).