EN | ES

Difusão Cultural: Lista de Aprovados e Aula Inaugural

Publicado em: 27/09/2010

A lista de aprovados para o Curso de Difusão Cultural “A Pedagogia das Máscaras na Busca de uma Identidade do Ator, uma Aproximação”, ministrado pela atriz e diretora Cida Almeida, já está disponível no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O curso pretende uma aproximação dos estudos realizados por Jacques Lecoq acerca da pedagogia do ator e tem por objetivo estabelecer um processo que traga contribuições técnicas para o estado cênico orgânico e verdadeiro do ator.

 

Inspirada nos princípios do trabalho de Lecoq, a formadora estabelecerá como parâmetro a necessidade do ator mergulhar em suas raízes e percorrer o caminho das máscaras em busca de sua essência.

 

Cida Almeida é especialista em treinamento, conscientização e preparação corporal para atores, além de pesquisadora sobre a comédia. Segundo a própria artista, ela está em uma constante busca pelas “essências” e procedimentos desta forma de arte. Coordena, desde 2001, o núcleo Clã – Estúdio das Artes Cômicas, da Cooperativa Paulista de Teatro.

Os encontros serão divididos em uma hora de treinamento físico, duas horas dedicadas ao estudo de máscaras e uma hora de discussão teórica, às segundas e terças-feiras, das 18h às 22h.

Os aprovados deverão comparecer à Sede Provisória da SP Escola de Teatro entre hoje e 29 de setembro, das 10h às 17h, para realizar a matrícula. Aqueles que já participam de algum curso da Difusão Cultural precisarão somente assinar o termo de matrícula. Todos os outros deverão apresentar os seguintes documentos: 

– Cédula de Identidade (original e cópia);
– Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
– CPF (original e cópia);
– Comprovação da experiência divulgada na Súmula Curricular (original e cópia).

 

Confira aqui a lista de aprovados.

Aula Inaugural

Hoje (27), o diretor, ator e professor Ivanildo Piccoli, realiza uma aula aberta a todos os inscritos para o curso. Picollo foi convidado para apresentar seu trabalho como pesquisador de máscaras cômicas da cultura popular brasileira, junto ao tema da Commedia Dell’arte.

Desde a década de 90, Picolli pesquisa e experimenta a linguagem das máscaras.  Atuou na Companhia Trovadores Cênicos, dirigida por Tiche Vianna, onde, em parceria com Luiz Alberto de Abreu, aprofundou seus estudos sobre tipos populares. Desenvolveu seu mestrado “A Máscara do Palhaço nas Manifestações Populares Brasileiras: Bumba Meu Boi, Cavalo Marinho, Folia de Reis e Pastoril Profano”, em 2008, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Confeccionou máscaras para as montagens “O Brando”; “Lenda, o Amor Entristecido”; “O Martírio”; “A Lenda do Falso Anel”; “Se Essa Rua…”; “O Tolo”; “Birosca-Bral”, todos com direção de Tiche Vianna.  E para o espetáculo “O Triângulo”, encenado por Ésio Magalhães, entre outros.

 

Serviço:
Aula Inaugural “A Pedagogia das Máscaras na Busca de uma Identidade do Ator, uma Aproximação” com Cida Almeida e Ivanildo Piccoli
Data: 27 de setembro
Horário: 18h
Local: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Endereço: Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás
Entrada franca