Diego Lima, estudante da SP, dirige e atua em peça-filme que aborda a violência em que corpos pretos são submetidos no Brasil

Publicado em: 20/09/2021

Diego Lima

Diego Lima, ator, dramaturgo e estudante de direção da SP Escola de Teatro, disponibiliza, até 30 de setembro, sua peça-filme Experiència Voz Depois,  na plataforma Stage Plus. O projeto tem duração de 33 minutos e é uma obra autoral, resultado dos estudos e oficinas de dramaturgia contemporânea. Ele atua, produz e dirige a performance, que é baseada no texto dramatúrgico O Último Canto da Araponga.

“  O texto parte da poesia para escancarar a concretude da violência em que corpos pretos são submetidos todos os dias. Para além de trazer questionamentos que pipocam em nossas cabeças, o texto sinaliza para uma reflexão que nos bate à porta: quais corpos podem voar e quais histórias importam serem contadas? A obra é uma mistura de ficção com realidade, onde temas sobre negritude, branquitude, racismo, empoderamento, abuso e ancestralidade são ditas de forma poética e lúdica. “, comenta o artista.

O projeto conta a história de um menino negro que cresceu em uma gaiola construída por uma Araponga, uma ave branca, que se assemelha com a história de vida de Diego, e as narrativas se aproximam à medida que a personagem e o ator encontram uma única saída para sua existência, a necessidade de matar um pássaro branco.

Histórico do projeto
O texto de Diego Lima é resultado de oficina de dramaturgia “Você Escrevendo a História – Processo de Criação no Teatro Contemporâneo”, realizada pela Oficina Cultural Oswald de Andrade com provocação e orientação de Eric Lenate e Erica Montanheiro em junho de 2020. Desde então, o artista têm se dedicado a este projeto participando de outras oficinas de dramaturgia como a oficina Dramaturgia das Encruzilhadas com orientação de Carlos Canarin aprimorando a escrita e o desenvolvimento do projeto. Em 2021 lançou uma campanha no Catarse, onde não teve sucesso na captação coletiva, mas conseguiu com 10% arrecadado produzir, gravar e editar o projeto Experiência Voz do Depois, com envolvimento de uma equipe de jovens artistas, estudantes de teatro e cinema, maioria pretos e periféricos.

Acesso ao filme pela plataforma Stage Plus (até dia 30/09):

https://stagepluss.com/checkout/STVYQHQ9L2




Relacionadas:

Notícias | 23/ 10/ 2021

Leituras Modernistas celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna dentro de uma perspectiva crítica; conheça o projeto da SP!

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 10/ 2021

Agenda Cultural: as melhores dicas para seu fim de semana!

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 10/ 2021

Carolyn Ferreira e Cristiano Carvalho, artistas egressos da SP, estreiam divertido show de mágicas no Clube Barbixas

SAIBA MAIS