EN | ES

Didática do Teatro com Ingrid Koudela

Publicado em: 30/08/2010 |

A convidada para o próximo Bate-Papo Online da SP Escola de Teatro é Ingrid Dormien Koudela, escritora, tradutora e professora livre-docente de didática e prática de ensino em artes cênicas da ECA/USP. Com o tema “A Encenação como Proposta Pedagógica”, a conversa virtual será realizada no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na quinta-feira (02), às 16h.

 

Ingrid Dormien Koudela é considerada uma das figuras centrais no estudo da didática do teatro, traduziu toda a obra de Viola Spolin para o português e ganhou espaço como a principal desenvolvedora do sistema de jogos teatrais e do pensamento dessa autora e diretora especialista em teatro improvisacional.Também, é especialista nas peças didáticas de Bertolt Brecht e introduziu, na década de 80, o sistema de jogos teatrais no Brasil.

 

É autora de inúmeros livros sobre pedagogia do teatro, entre eles, “Um Vôo Brechtiano” (1992); “Texto e Jogo” (1999); “Brecht na Pós-modernidade” (2001); “Heiner Müller – O Espanto no Teatro” (2003); “Jogos Teatrais” (2006); “Brecht: Um Jogo de Aprendizagem” (2007).
 
 
Coordena o grupo de trabalho Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace).  Foi consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) dos cursos brasileiros de teatro entre 2001 e 2002. Em 2005, recebeu o prêmio Jabuti, pela tradução do livro de “Büchner: Na Pena e na Cena”.
 
 
Participe. Você é o nosso convidado.      
 
      
SERVIÇO:

Bate-Papo Online
      
Convidado: Ingrid Koudela    
Tema:
“A Encenação como Proposta Pedagógica” 
Dia: 02 de setembro (quinta-feira)  
Horário: das 16h às 17h
 
Confira o vídeo de Ingrid Koudela em palestra para os aprendizes da SP Escola de Teatro aqui