Diálogos da SP com Lilia Cabral

Publicado em: 20/09/2012 |

Fernanda Montenegro, Aderbal Freire Filho, Jurij Alschitz, Eugenio Barba, Reinaldo Montero e Jan Ferslev foram os convidados da série “Diálogos da SP”, promovida pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, no final de 2011. A edição 2012 do projeto está chegando e começa com a presença da atriz Lilia Cabral. Neste sábado (22), às 15h, ela tem um encontro marcado com os aprendizes, na sede Roosevelt da Instituição.

Durante uma hora e meia, ela vai compartilhar sua experiência de três décadas trabalhando com teatro. A atividade é fechada para os aprendizes da Instituição.

Trajetória artística

Lilia é formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/USP), onde montou, ao lado de colegas de turma, a Companhia Dramática Piedade, Terror e Anarquia. No final da década de 1970 e início da década de 1980, atuou nos espetáculos “Estado de Sítio” (1979), “Marat-Sade” (1979), “Divinas Palavras” (1980) e “Seda Pura e Alfinetadas” (1981).

Essas montagens precederam aquela que a consagrou e pela qual recebeu o convite para trabalhar na Rede Globo: “Feliz Ano Velho” (1983), baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Já no ano seguinte à encenação, passou a integrar o elenco da novela “Corpo a Corpo”. De lá para cá, participou de dezenas de produções globais, entre novelas e especiais, recebendo vários prêmios da categoria. Por uma delas, “Páginas da Vida” (2006), chegou a ser indicada ao Emmy Internacional 2007, na categoria de melhor atriz.

Também fez algumas participações em cinema e, no teatro, atuou em espetáculos como “Unha e Carne” (2003) e “Divã” (2005), sucesso de público e crítica. Recentemente, em 2010, retornou aos palcos com “Maria do Caritó”, cujo texto foi escrito especialmente para ela por Newton Moreno. Durante a temporada carioca, a montagem rendeu-lhe o Prêmio Contigo 2011 de melhor atriz. No mês passado, a encenação estreou em São Paulo, onde cumpre temporada, até dezembro, no Teatro Faap.

“Diálogos da SP”

Com Lilia Cabral

Quando: Sábado (22/09), das 15h às 16h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt