Dia Mundial do Teatro: Zezé Motta lembra luta dos negros nos palcos

Publicado em: 27/03/2021 |

Zezé Motta/Reprodução Instagram

O Dia Nacional do Teatro é celebrado neste sábado, 27, e para comemorar a data, Zezé Motta, uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, foi convidada pela equipe da SP Escola de Teatro a escrever um texto sobre a luta dos negros nos palcos. Ele também recita a mensagem em um vídeo especial gravado para a SP;

“A trajetória do negro é uma trajetória de luta. De luta e resistência. Mas os negros têm muita coisa para falar, que vão além de nossas pedras no caminho… Vida, família, arte, amigos, filhos, música! Nosso outro lado que o público precisa conhecer. A nossa trajetória de conhecimento e de vida. ”

Zezé Motta, 76 anos, é uma das grandes atrizes e cantoras do Brasil. Ela também é ícone da cultura afro-brasileira e da militância pela representatividade negra nas artes. Após estudar no Tablado, estreou no histórico Roda Viva em 1968, sob direção de Zé Celso para o musical de Chico Buarque com o Teatro Oficina. Depois, fez o lendário musical Hair. Na década de 1970, se consagrou como cantora e também como estrela de cinema, ao protagonizar em 1976 o filme Xica da Silva, de Cacá Diegues. Ela também é musa da MPB, ao inspirar Tigresa, canção de Caetano Veloso. Na TV, começou em Beto Rockfeller, na TV Tupi em 1968, e fez novelas marcantes como Corpo a Corpo (1994), A Próxima Vítima (1995), Xica da Silva (1996) e Sinhá Moça (2006). É uma das mais amadas e respeitadas atrizes do Brasil.

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia