27 de março: Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo

Publicado em: 27/03/2023 |

Curso de Extensão Cultural O cômico como linguagem de criação de números a partir das máscaras do palhaço e do bufão, ministrado por Bete Dorgam e Dagoberto Feliz em 2019. Foto: Bruno Galvincio/Adaap

Nesta segunda-feira, 27, é celebrado o Dia Mundial do Teatro e também o Dia Nacional do Circo!
Criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, essa data tão importante é reservada não apenas para a celebração da arte teatral, mas também para a conscientização da importância das artes cênicas para toda a sociedade.

O teatro nasceu há mais de 2.500 anos, na Grécia, e os primeiros gêneros de teatro foram a tragédia e a comédia. A civilização grega antiga produziu inúmeras obras que têm valor permanente e são representadas até hoje nos palcos no mundo todo. Eurípedes, Sófocles e Ésquilo são considerados os maiores autores da tragédia grega. A famosa peça Édipo Rei, de Sófocles, é um belo exemplo de tragédia, em que um personagem luta contra seu próprio destino.

No Brasil, o teatro se fortaleceu no século XIX, com muitas influências do romantismo, tendo nomes como Martins Pena, Artur Azevedo, Gonçalves de Magalhães e João Caetano. Entretanto, é importante lembrar que os povos africanos e indígenas já possuíam em suas culturas muitos elementos pré-teatrais, como o dançar e o cantar.

Já o Dia Nacional do Circo, comemorado também em 27 de março, foi escolhido em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data, em 1897.

Experimento cênico dos estudantes do curso técnico

Experimento cênico dos estudantes do curso técnico. Foto: Acervo/Adaap.

A SP Escola de Teatro

Inaugurada em São Paulo, em 2010, a SP Escola de Teatro nasceu com o objetivo de democratizar o acesso ao universo teatral para diferentes camadas da população. O curso técnico oferecido pela instituição tem duração de dois anos e a abordagem dos conteúdos prefigura como se fossem múltiplas escolas em uma, dado o grau de relações artísticas e pedagógicas entre as disciplinas. Além disso, é totalmente gratuito e sistêmico, e o estudante sai pronto para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com um modelo pedagógico original e diferenciado, a SP Escola de Teatro propõe oito linhas de estudos que contemplam as muitas facetas das artes do palco.

Nos próximos dias, um novo edital do processo seletivo do curso técnico, para turmas que iniciam no segundo semestre, será publicado em nosso site e redes sociais. As inscrições ficarão abertas por aproximadamente um mês, e poderão ser feitas pelo site da Fundatec.

Um feliz Dia Mundial do Teatro a todas, todos e todes! Evoé!

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro