EN | ES

Deu na Folha

Publicado em: 27/04/2011 |

Em matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo de hoje (27/04), com foco nos trabalhos da nova geração, obra em processo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é destacada como uma das melhores produções da escola de teatro do Estado.

Veja abaixo a matéria na íntegra
 
 

Mostras dão abrigo à arte de jovens inquietos
Projetos são do TUSP e do Teatro da Vertigem

 

Por GABRIELA MELLÃO
DE SAO PAULO

 

Jovens artistas compromissados com a investigação teatral encontram abrigo para seus experimentos em duas mostras.
 

Exercícios Cênicos – Estímulo a Jovens Encenadores, idealizada por Antonio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem, tem início amanhã. Já a Mostra Experimentos 2011, do Tusp, termina amanhã depois de dois meses de programação.
 

Araújo foca o olhar no trabalho do encenador recém-egresso da universidade. Convidou Maurício Perussi (assistente de direção do novo projeto do Vertigem sobre o Bom Retiro, em fase de criação), Rodrigo Batista e Carolina Mendonça, três ex-alunos que se destacaram no curso de direção que dá na ECA-USP, para apresentarem seus trabalhos.
 

“Meu critério foi inquietação artística, conexão com cena contemporânea e capacidade crítica”, diz Araújo sobre seu projeto piloto, que terá continuidade em 2012.

 

NOVA GERAÇÃO
A sexta edição da Mostra Experimentos do Tusp abre espaço para 15 obras de grupos universitários. “O evento traz o melhor da produção das nossas escolas de teatro”, afirma Celso Frateschi, diretor do Tusp.  Apesar de irregular, a mostra apresenta boas surpresas.
 

Entre os trabalhos da nova geração teatral, destacam-se a investigação de: “Fausto in Progress”, obra em processo da SP Escola de Teatro inspirada em Goethe, “O Horácio”, de Heiner Müller montado por estudantes da Barão de Mauá, e “Polaroids”, criação da Unicamp. “Polaroids” é um salto no teatro experimental, explora novos caminhos da dramaturgia até a composição corporal”, diz Ferdinando Martins, vice-diretor do Tusp.

 

Exercícios Cênicos – Estímulo a Jovens Encenadores
Onde: Sede do Teatro da Vertigem
Rua Treze de Maio, 240, 1º andar, tel. 3255-2713
Quando: de quinta-feira a sábado, às 21h e domingo, às 18h
Temporada: 28/4 a 25/6
Classificação: 16 anos
Gratuito

 

Mostra Experimentos 2011
Onde: Tusp
Rua Maria Antônia, 294, tel.3123-5223
Quando: de quarta a sexta-feira, às 20h
Classificação: não informada
Gratuito
Até 29/4
 
Fonte: Ilustrada/Acontece | Folha de S.Paulo (quarta-feira, 27 de abril de 2011)