De Olho na Bolsa-Oportunidade

Publicado em: 06/02/2013 |

Se viver de arte e como estudante no Brasil não é das tarefas mais fáceis, imagine estudar teatro gratuitamente e ainda receber auxílio financeiro, tendo apenas de apresentar, como devolutiva, atividades artísticas de contrapartida.

Com a Bolsa-Oportunidade concedida pelo Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, essa possibilidade torna-se real para 150 aprendizes, regularmente matriculados nos oito Cursos Regulares oferecidos pela Instituição. O Edital de Seleção nº 01/2013 já foi publicado no portal da Instituição (clique aqui para acessá-lo).

Neste semestre, a Bolsa-Oportunidade, que era de R$ 545, passa a R$ 622 (seiscentos e vinte e dois reais). Esse valor visa auxiliar nos gastos com transporte, alimentação, aquisição de material técnico-pedagógico e acesso aos bens culturais.

Para ser contemplado com o benefício, o aprendiz deverá cumprir uma série de requisitos. Os ingressantes, por exemplo, passam por análise dos dados socioeconômicos fornecidos pelo candidato em formulário elaborado pelo Programa Kairós. Já os veteranos, além da análise socioeconômica, serão selecionados com base em seu desempenho e assiduidade no Módulo cursado anteriormente. Aqueles que já foram contemplados com a Bolsa no semestre passado passarão por análise da tabela de descumprimentos de atividades relacionadas às atividades de contrapartida.

Os beneficiários deverão cumprir, obrigatoriamente, 10 (dez) horas semanais de atividades de contrapartida, de acordo com o projeto que irão desenvolver no decorrer do Módulo. Dessas horas exigidas, no mínimo 01 (uma) hora será para orientação da atividade de contrapartida com um formador, coordenador ou artista convidado. Cada aprendiz tem a possibilidade de indicar uma atividade de sua preferência para realizar, mas o direcionamento final será feito pelas coordenadorias do Kairós e da Pedagogia.

As inscrições para a Bolsa-Oportunidade deverão ser efetuadas pessoalmente, entre os dias 14 e 22 de fevereiro de 2013, das 9h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados), exclusivamente na Sede Brás da Escola, mediante a entrega da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e dos documentos elencados no Edital. Nos dias 14, 15 e 18, serão recebidos aprendizes de todos os Cursos Regulares; nos dias 19 e 20, o atendimento será exclusivamente para os matriculados em Atuação, Cenografia e Figurino, Direção e Dramaturgia, e, nos dias 21 e 22, para os que cursam Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Texto: Felipe Del